O PROCESSO ELEITORAL

Para facilitar o entendimento, abaixo serão explicadas as etapas das Eleições 2022:

- Aprovação das leis eleitorais pelo Congresso

Atualmente são quatro as normas importantes que fundamentam a realização das eleições deste e de outros anos:

- Código Eleitoral - Lei nº 4.737, de 15 de julho de 1965;

- Lei das Eleições - Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997;

- Lei dos Partidos Políticos - Lei nº 9.096, de 19 de setembro de 1995;

- Lei das Inelegibilidades - Lei Complementar 64, de 18 de maio de 1990.

    -Novidades legislativas das Eleições 2022: além das normas acima, houve uma série de mudanças aprovadas para as Eleições 2022. São elas:

    - disciplinou a realização de consultas populares concomitantes às eleições municipais;

    - dispôs sobre a fidelidade partidária;

    - alterou a data de posse de Governadores e do Presidente da República; e

    - estabeleceu regras transitórias para distribuição entre os partidos políticos dos recursos do fundo partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) e para o funcionamento dos partidos políticos.


    - Publicação das resoluções pelo Tribunal Superior Eleitoral:


    - Publicação das resoluções pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro:

    - Fechamento do cadastro eleitoral 151 dias antes das Eleições 2022: o fechamento do cadastro possibilita que sejam realizados os atos preparatórios, tais como elaboração das folhas de votação, determinação do eleitorado apto a votar etc. Ocorreu em 04/05/2022.

    - Composição das mesas receptoras de votos: mesários e mesárias são cidadãos e cidadãs, convocados ou voluntários, que trabalham na mesa receptora de votos durante as Eleições.

    - Designação da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica: a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave) reuniu-se com os(as) chefes de cartório de todo o estado para tratar da logística de transporte das urnas a serem auditadas para a Capital, onde acontece o Teste de Integridade na data do pleito.

    - Julgamento dos pedidos de registro de candidatura: candidatos e candidatas escolhidos em convenção partidária para concorrerem a cargos eletivos são inscritos na Justiça Eleitoral, que julga seus pedidos de registro, deferindo-os ou indeferindo-os. Participarão das eleições aqueles candidatos e candidatas que tiverem seu registro deferido e os que tiverem autorização para participar ainda que seu registro esteja sendo discutido. Em 2022, o TRE-RJ julgou 2.853 pedidos de registro de candidatura.

    - Apuração dos votos: após o encerramento da votação, a mesa receptora gera e divulga os boletins de urna que são confirmados e transmitidos pela Junta Eleitoral constituída em cada Zona Eleitoral. Os boletins de urna somados darão o resultado geral da eleição naquela zona, município, estado ou em todo o país.

    - Diplomação dos candidatos e candidatas: ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta quem são, efetivamente, eleitos, eleitas e suplentes com a entrega do diploma devidamente assinado.

    - Prestação de contas eleitorais: candidatas, candidatos e partidos políticos prestam contas à Justiça Eleitoral, conforme a esfera de competência (nacional, estadual ou municipal), até o trigésimo dia posterior ao término das eleições, conforme dispõem os arts. 28 a 32 da Lei nº 9.504/97 (Lei das Eleições).

    No caso das Eleições 2022, foram autuados pelo TRE-RJ 2.685 processos de prestações de contas eleitorais e os prazos foram: 1º turno - de 03/10/2022 até 01/11/2022 / 2º turno: de 31/10/2022 até 19/11/2022.

    ícone mapa

    Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

    Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

    Ícone horário de funcionamento dos protocolos

    O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

    Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

    Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

    Acesso rápido

    Política de Privacidade

    O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

    Gerenciar preferências

    Gerenciar preferências

    Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.