Cadastramento Biométrico

A biometria é a tecnologia que identifica a eleitora e o eleitor por meio do reconhecimento de sua impressão digital, conferindo maior segurança à identificação no momento da votação, por meio de um leitor biométrico, acoplado à urna eletrônica.

O Estado do Rio de Janeiro iniciou o cadastramento biométrico em junho/2009, com as eleitoras e os eleitores do município de Armação dos Búzios e, gradativamente, estendeu a todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro, através do atendimento realizado nas 165 zonas eleitorais.

O sistema biométrico proporciona maior segurança ao processo eleitoral e garante que ninguém votará no seu lugar.

Na votação com identificação biométrica, a pessoa passa a ter a identidade confirmada ao colocar sua digital no terminal da urna eletrônica.

É importante lembrar que a coleta da biometria na Justiça Eleitoral havia sido suspensa em todo o país em março de 2020, devido à pandemia de Covid-19.

Atualmente, a coleta biométrica foi retomada em todos os cartórios eleitorais e centrais de atendimento ao eleitor instaladas pela Justiça Eleitoral no estado do Rio de Janeiro.

Assim, a cidadã e o cidadão deste estado que procurar atendimento de título eleitoral, presencial ou remoto, perante a Justiça Eleitoral fluminense, e ainda não tiver os dados biométricos cadastrados ou precisar renová-los, realizará presencialmente a coleta das digitais, da foto e da assinatura.

Para aquelas e aqueles que preencherem requerimento on-line, por meio da ferramenta Título Net, cuja coleta dos dados biométricos seja obrigatória, será informado no documento de confirmação do requerimento (protocolo) que os dados precisam ser coletados para concluir este atendimento.

Também será informado que a(o) requerente deverá procurar o cartório eleitoral ou a central de atendimento do eleitor, no prazo de 30 dias. Se não comparecer nesse prazo, o requerimento será descartado e um novo precisará ser feito.

O atendimento presencial de eleitora ou eleitor está acontecendo no horário de 11 às 17 horas, sem agendamento.

 Mais informações:

CAT - Central de Atendimento Telefônico: 3436-9000