TRE-RJ conquista Selo Linguagem Simples pelo segundo ano consecutivo

Reconhecimento do CNJ destaca esforços do tribunal em tornar comunicação jurídica mais clara e acessível à população

A imagem apresenta o selo “Linguagem Simples”, formado por um círculo azul com uma faixa azul-cl...

O TRE-RJ conquistou o Selo Linguagem Simples 2025, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para estimular que todos os segmentos do Poder Judiciário utilizem linguagem direta, compreensível e acessível para a sociedade. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (20).

Contemplada na primeira edição, em 2024, a Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro foi reconhecida pela segunda vez consecutiva. Com 284,5 pontos em uma escala que vai até 350, o órgão foi o 12º na classificação geral e o quinto entre os Tribunais Regionais Eleitorais.

A diretora-geral do TRE-RJ, Eline Iris, celebrou a conquista durante a abertura da 1ª Semana de Inovação do TRE-RJ, nesta terça-feira, no Palácio da Democracia. “Nos cinco eixos do prêmio, pontuamos com iniciativas dos mais diferentes setores, o que é muito simbólico. Mostra que a inovação está bem disseminada por todo o Tribunal. O compromisso com a Linguagem Simples também é parte dos esforços de inovação”, afirma.

A pontuação alcançada pelo TRE-RJ levou em consideração projetos institucionais desenvolvidos nos seguintes eixos: simplificação da linguagem dos documentos; brevidade nas comunicações; educação, conscientização e capacitação; tecnologia da informação; articulação interinstitucional e social.

Participam do Selo Linguagem Simples 2025 tribunais e conselhos que aderiram ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples.

A coordenadora de Planejamento Estratégico (Cplan), Renata Geronimi, reforçou que a Linguagem Simples cumpre o papel de democratizar a comunicação. “É uma necessária iniciativa de inclusão do cidadão, em especial ao Judiciário, impregnado de um juridiquês que, por vezes, nos distancia de quem mais importa: a sociedade. É democratizar o acesso à Justiça, fortalecer a confiança nas instituições e reafirmar nosso compromisso de servir com transparência, empatia e respeito”, afirmou.

O PACTO

O Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples é uma iniciativa que busca tornar a comunicação do Poder Judiciário mais clara, acessível e compreensível para todos os cidadãos. A proposta é que tribunais e magistrados adotem uma linguagem direta e objetiva em decisões, documentos e comunicações públicas, sem abrir mão da precisão técnica.

O compromisso com a acessibilidade, incentivando o uso de recursos como Língua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição é um dos pontos centrais do documento. Os tribunais participantes assumem a responsabilidade de eliminar formalismos desnecessários, explicar o impacto das decisões na vida das pessoas e promover práticas comunicativas mais inclusivas e respeitosas.

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.