#PartiuVotar emite títulos para quase 200 jovens em Barra do Piraí
Iniciativa estratégica do TRE-RJ visitou três escolas da cidade

O projeto #PartiuVotar, organizado pela Escola Judiciária Eleitoral Desembargador Roberto Felinto e pela Justiça Eleitoral Itinerante, realizou o alistamento eleitoral de 199 jovens durante ações promovidas em escolas na cidade de Barra do Piraí, no Médio Paraíba, nesta segunda (13) e terça-feira (14).
Isso significa um aumento de mais de dois pontos percentuais no eleitorado de jovens entre 15 e 19 anos, que passou de 25,35% para 27,98%. Após a ação, o município passa a ter um total de 1.697 eleitores nesse grupo etário.
Barra do Piraí constava como o quarto município do estado com a menor taxa de eleitores entre 15 e 19 anos alistados, e o segundo entre os do interior. Após a visita do #PartiuVotar, a melhoria foi observada nos dois rankings. A cidade passou a ser a 13a entre as de menor taxa de eleitores da faixa etária alistados e a 9a entre as do interior.
Nesses dois dias dedicados a estimular a participação do jovem na política, cerca de 500 estudantes assistiram às palestras sobre cidadania promovidas no Colégio Estadual Adelino Terra, no Colégio Estadual Barão do Rio Bonito e na Escola Estadual Álvaro Rocha.
Durante as ações, os postos de atendimento foram abertos ao público. Outras 229 pessoas foram atendidas, requerendo serviços diversos como emissão de primeira via do título eleitoral, transferência de domicílio, atualização de dados e coleta biométrica, entre outros.
O PROGRAMA
O #PartiuVotar tem como objetivo incentivar o alistamento eleitoral de jovens que tenham 16 ou 17 anos na data da próxima eleição. Para esse grupo etário, o voto é facultativo. Os jovens de 15 anos só poderão votar caso tenham completado 16 até o próximo pleito.
Em 2024, a EJE do TRE-RJ levou as ações do projeto #PartiuVotar aos municípios de Petrópolis, Região Metropolitana, e Varre-Sai, no Noroeste Fluminense.