Projetos socioeducacionais do TRE-RJ alcançam mais de 1.300 estudantes em junho
Iniciativa leva juízas(es) e servidoras(es) às escolas para promover educação cidadã e ampliar o debate sobre democracia e voto

Mais de 1.300 estudantes do estado do Rio de Janeiro participaram dos projetos socioeducativos TRE Vai à Escola e o Eleitor do Futuro em junho. Por meio das iniciativas desenvolvidas pela Escola Judiciária Eleitoral e pelos cartórios em todo o estado, as(os) alunas(os) participaram de palestras e oficinas ministradas por magistradas(os) e servidoras(es), explorando também ações didáticas com urnas eletrônicas.
Eleitor do Futuro
No último dia 28, a Escola Municipal Jesus Menino, em Volta Redonda, recebeu o servidor Ary Jorge Aguiar, da 90ª ZE, que ministrou uma palestra para 265 estudantes. Na véspera, o Ciep Glauber Rocha, na Pavuna, recebeu as servidoras Iara Borges, da Seção de Programas Institucionais (Spins), e Luciana Nascimento, da 116ª ZE (Angra dos Reis), que apresentaram uma palestra para 65 alunas(os).
No dia 25, Luciana Beser, da 219ª ZE (Cascadura) e Ana Paula Villela, do Núcleo da Justiça Eleitoral Itinerante (Nujei), estiveram no Ciep Doutor Adão Pereira Nunes, em Irajá, para conversar com 58 estudantes sobre temas ligados à cidadania e ao processo eleitoral.
A Escola Municipal Professor Lund Fernandes Villela, em Volta Redonda, recebeu nos dias 18 e 12 o servidor Ary Jorge Aguiar, da 90ª ZE, para palestrar para 371 estudantes. Também no dia 18, o mesmo servidor, acompanhado de Renato Nora, da 131ª ZE, conduziu palestra no Colégio Nossa Senhora do Rosário, reunindo 150 alunas(os).
No dia 10, a Escola Municipal Dilermando Cruz, em Bonsucesso, teve a palestra da servidora Juliana Avelar, da Seção de Estudos Eleitorais (Sedel) para 90 alunas(os). Já na véspera, o Ciep Doutor Nelson Hungria, em Paciência, recebeu Ariane Minelli, da Coordenadoria de Desenvolvimento de Competências (Cdesc), e Maurício Duarte, da Seção de Editorações e Publicações (Sedep), para falar sobre democracia e processo eleitoral a 120 estudantes.
TRE Vai à Escola
O projeto TRE Vai à Escola também promoveu ações em junho. No dia 27, o Colégio Santa Terezinha recebeu a juíza Roberta Costa, da 68ª ZE, para instruir 46 alunas(os) sobre temas eleitorais. Na véspera, foi a vez de o juiz Roberto Henrique dos Reis, da 131ª ZE (Volta Redonda), visitar o Colégio Estadual Barão de Mauá, em Volta Redonda, para debater com 61 estudantes temas como a segurança das urnas eletrônicas e a integridade do processo de votação.
No dia 18, o juiz Otávio Mauro Nobre, da 35ª Zona Eleitoral (São Fidélis), ministrou uma palestra para 44 estudantes no Colégio Estadual de São Fidélis. Ainda no mesmo dia, o magistrado esteve no Colégio Estadual Montese, onde conversou com 40 alunas(os) sobre democracia.
As iniciativas têm como objetivo levar conscientização sobre temas eleitorais a estudantes, a partir de aulas interativas, podendo contar com a urna eletrônica. As ações do TRE Vai à Escola costumam ser conduzidas por magistradas e magistrados eleitorais e o Eleitor do Futuro, por servidoras e servidores da Justiça Eleitoral fluminense.