Nova edição da Revista Justiça Eleitoral em Debate está no ar
Periódico passa a contar com recurso que facilita a localização de artigos em buscadores acadêmicos e plataformas de pesquisa na web

A Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE do TRE-RJ) acaba de lançar a edição do primeiro semestre de 2025 da Revista Justiça Eleitoral em Debate, já disponível em: https://revista.tre-rj.jus.br/rjed
Esta é a primeira edição publicada por meio do sistema OJS (Open Journal Systems), que moderniza o fluxo editorial da revista. A partir de agora, todos os artigos passam a contar com um DOI (Digital Object Identifier), o que facilita sua localização em buscadores acadêmicos e plataformas de pesquisa na web.
Vale destacar, ainda, que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) reformulou seu sistema de avaliação, extinguindo o Qualis — classificação utilizada para aferir a qualidade de periódicos científicos e publicações vinculadas à produção intelectual dos programas de pós-graduação no Brasil. Com a mudança, a avaliação deixa de se concentrar nas revistas e passa a focar diretamente nos artigos, com base em métricas como número de acessos, downloads e citações.
Com o tema “Cidadania virtual: o debate público em tempos de plataformização”, a nova edição da Revista Justiça Eleitoral em Debate propõe uma reflexão crítica e multidisciplinar sobre os desafios da democracia diante da centralidade das plataformas digitais na mediação do debate público.
Entre os destaques desta edição estão artigos como: O fórum público virtual é efetivamente público?; Cidadania virtual, democracia e o protagonismo da Justiça Eleitoral no combate à desinformação e Os meios de propaganda eleitoral na internet e a necessidade de intervenção da Justiça Eleitoral.
Os textos abordam temas como a regulação das plataformas digitais, educação midiática, liberdade de expressão, proteção de dados e os impactos da IA e dos influenciadores digitais na esfera pública.
A edição reafirma o papel da EJE do TRE-RJ na promoção do pensamento crítico, da educação cidadã e da produção científica voltada para os direitos fundamentais e a Justiça Eleitoral em uma sociedade digital em transformação.