TRE-RJ lança programa de elaboração do Plano Estratégico 2027-2032
Reunião com gestoras e gestores do Tribunal e a empresa de consultoria 3 GEN marcou o início do trabalho, que inclui workshops, entrevistas e pesquisas interna e externa

Nesta quarta-feira (13), uma reunião com representantes da Alta Administração do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) com secretários, assessores e a equipe de consultoria e treinamento 3GEN marcou o lançamento do programa de elaboração do seu Plano Estratégico para o período de 2027 a 2032. A nova versão substituirá a atual, elaborada para vigência entre 2021 e 2026.
Na abertura do encontro virtual, a diretora-geral do TRE-RJ, Eline Iris, destacou a importância do documento. “O plano definirá os rumos e as estratégias da instituição para o próximo ciclo”, conceituou a gestora. Ela explicou também que a antecedência da elaboração do documento deve-se ao fato de que, no próximo ano, haverá eleições gerais, período em que a Justiça Eleitoral estará focada na realização do pleito.
Nessa primeira reunião, a consultora da 3GEN Aline Vênere apresentou o cronograma, as atividades e os quatro grupos que trabalharão em sua elaboração. A equipe de desenvolvimento é formada por servidores ligados à Coordenadoria de Planejamento Estratégico (Cplan) e atuará diariamente em sua elaboração. Integrada por secretárias(os) e assessoras(es), a equipe de pré-validação auxiliará a produção do primeiro grupo com informações técnicas, análises transversais e validação prévia dos produtos gerados.
Formada pela Alta Administração, a equipe de validação determinará os grandes direcionamentos, chancelando os produtos gerados. Também está previsto o time de especialistas, que inclui chefes de seção, coordenadoras(es), secretárias(os), assistentes de planejamento e integrantes da Comissão de Representantes das Zonas Eleitorais (Corze), que auxiliarão a produção da equipe de desenvolvimento com informações técnicas sobre lacunas operacionais referentes à rotina, indicadores, metas e projetos.
O trabalho de construção do PE 2027-2032 inclui a realização de pesquisas interna e externa, workshops e entrevistas com gestoras(es), incluindo o presidente do TRE-RJ, desembargador Peterson Barroso Simão, e o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Claudio de Mello Tavares. O cronograma prevê que o plano deverá estar concluído em novembro deste ano, deixando apenas para 2026 a realização de um plano piloto, que será alinhado junto à consultoria.
A especialista em planejamento Aline Vênere destacou que o processo de planejamento abarca tanto as iniciativas estratégicas, que dizem respeito à visão de longo prazo da instituição, quanto os projetos operacionais, que asseguram a execução das rotinas e prioridades da gestão. “Todos devem estar envolvidos, isso porque enxergamos a estratégia de forma integrada”, defendeu.
Para a coordenadora de planejamento estratégico do Tribunal, Renata Geronimi, a elaboração do documento é apenas uma parte do trabalho. “Se construir um plano estratégico é desafiador, mais desafiador ainda é executá-lo. Por isso, pretendemos construir um plano factível, que se consolide como uma importante ferramenta da instituição”, concluiu Renata.