EJE do TRE-RJ mobiliza estudantes em julho com projetos socioeducacionais
Com oficinas e palestras, os projetos “Eleitor do Futuro” e “TRE vai à Escola” alcançam mais de 800 estudantes em julho

Em julho, 886 alunas(os) dos ensinos fundamental e médio participaram de palestras oferecidas pelos programas socioeducacionais da Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ). Os programas “Eleitor do Futuro” e “TRE vai à Escola” levaram temas eleitorais a estudantes de diferentes instituições de ensino espalhadas pelo estado do Rio de Janeiro, a partir de oficinas ministradas por servidoras(es) e magistradas(os), incluindo ações didáticas com urnas eletrônicas.
TRE Vai à Escola
O projeto, que tem a participação direta de magistradas(os) eleitorais, alcançou 349 estudantes em julho. No dia 31, a juíza Juliana Barichello, da 110ª Zona Eleitoral (Magé), ministrou uma palestra para 60 estudantes no Colégio Estadual Visconde de Sepetiba. Em 30 de julho, o Colégio Estadual Ministro Raul Fernandes, em Vassouras, recebeu o juiz Laurício Miranda Cavalcante, da 41ª ZE, para instruir 120 alunas(os) sobre temas eleitorais.
No dia 18, a juíza Daniela Reetz de Paiva, da 23ª Zona Eleitoral (Marechal Hermes), ministrou uma palestra para 63 estudantes na Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá. Já no dia 3, o juiz Roberto Henrique dos Reis, da 131ª Zona Eleitoral (Volta Redonda) esteve na Escola Municipal Bahia, onde conversou com 48 alunas(os) sobre cidadania e voto consciente.
No dia 2, a juíza Maria do Carmo Alvim Padilha Gerk, da 42ª Zona Eleitoral (Bom Jardim), esteve no Colégio Estadual Almirante Protógenes, onde palestrou para 58 estudantes sobre democracia, política, estado brasileiro e justiça eleitoral.
Eleitor do Futuro
Já a iniciativa que é conduzida por servidores(as) eleitorais, promoveu cinco ações. No dia 15, o servidor Ary Jorge Aguiar, da 90ª ZE, compareceu à Escola Municipal Fernando de Noronha, em Volta Redonda, e palestrou para 100 estudantes. Já no dia 9, Ary Jorge visitou a Escola Municipal Jahyra Fonseca Drable, em Barra Mansa, para instruir 68 alunas(os).
No dia 3 de julho, a Escola Municipal Eduardo Rabelo, em Santa Cruz, recebeu Juliana Avelar, da Seção de Estudos Eleitorais (Sedel) para instruir 39 estudantes sobre temas eleitorais. Já a Escola Municipal Graciema Coura, localizada em Volta Redonda, recebeu, nos dias 2 e 1, o servidor Ary Jorge, que palestrou para 330 alunas(os).
As iniciativas têm como objetivo levar conscientização sobre temas eleitorais a estudantes, a partir de aulas interativas, podendo contar com a urna eletrônica.