I Semana da Diversidade: deputada trans, historiador e psicólogo confirmam participação
Realizado de 28 de junho a 2 de julho, evento contará com lives que discutirão o combate ao preconceito de minorias LGBTI

A Comissão de Promoção da Igualdade, Diversidade e Não Discriminação (Iguais) anunciou mais três participantes da I Semana da Diversidade, que acontecerá de 28 de junho a 2 de julho. São eles a deputada trans de Pernambuco Robeyoncé Lima, a historiadora Heliana Hemetério, e o psicólogo Ramiro Catelan. A juíza e escritora Andréa Pachá, que teve participação confirmada anteriormente, também falará na série de lives prevista na programação do evento.
Participantes
Primeira advogada trans de Pernambuco, Robeyoncé Lima foi eleita deputada no estado em 2018 por meio do mandato coletivo “Juntas”, que defende causas de minorias sociais. Ações contra a transfobia e o preconceito racial estão entre as principais bandeiras de Robeyoncé, negra e nordestina, que tem graduação em Geografia, Direito e Tecnologia em Gestão Ambiental.
Heliana Hemetério é historiadora e vice-presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), além de titular no Conselho Nacional de Saúde (CNS), representando o segmento LGBTI. Sua atuação tem como foco a articulação entre movimentos sociais para fortalecer o enfrentamento ao racismo e à LGBTIfobia.
O psicólogo Ramiro Catelan tem como áreas de interesse em sua experiência profissional a diversidade sexual e de gênero, a saúde da população LGBT, a transexualidade, a disforia de gênero e a desregulação emocional, entre outros. Com doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), ele é pesquisador associado do Grupo de Pesquisa Preconceito, Vulnerabilidade e Processos Psicossociais da PUCRS.