Desembargadoras eleitorais despedem-se do TRE-RJ
A última sessão plenária das juristas Kátia Junqueira e Tathiana de Carvalho Costa ocorreu nesta quinta (31)

As desembargadoras eleitorais Kátia Valverde Junqueira (à esquerda da foto) e Tathiana de Carvalho Costa (à direita) participaram, nesta quinta-feira (31), de sua última sessão de julgamento como membras do Colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).
A jurista Kátia Junqueira atuou como membra substituta de agosto de 2018 a agosto de 2020, depois, como titular por dois biênios, de novembro de 2020 a novembro de 2022 e de julho de 2023 a julho de 2025. Além de integrar a Corte Eleitoral fluminense, exerceu a função de diretora da Escola Judiciária Eleitoral e de presidente do Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral (Copeje), cargo que assumiu em dezembro de 2024. Também atuou, desde agosto de 2023, como ouvidora geral e ouvidora da mulher do TRE-RJ.
Já a advogada Tathiana de Carvalho Costa atuou como membra substituta do Tribunal desde julho de 2023. Desde abril de 2024, é também a ouvidora substituta do Tribunal. Ela é mestre em ciências penais, segurança pública e direitos humanos pela Universidade de Salamanca, na Espanha. É professora convidada da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj/TJRJ), membra do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e integrante do Fórum Permanente de Direito Penal e Processual Penal da Emerj.