Justiça Itinerante do TRE-RJ atende mais de 400 eleitores de São Francisco de Itabapoana
Ação auxiliou a população no cadastro biométrico e na realização de outros serviços eleitorais

Entre os dias 29 e 31 de julho, a Justiça Eleitoral Itinerante (JEI) esteve em São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, em uma ação conjunta com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A iniciativa atendeu 404 eleitores durante o período, e teve como foco reduzir a pendência de cadastros biométricos na região, especialmente entre comunidades quilombolas.
No local, a população teve acesso a diversos serviços, incluindo alistamento, transferência de domicílio eleitoral, revisão de dados cadastrais e regularização de títulos cancelados. Ao todo, 17 moradores de comunidades quilombolas foram contempladas com o atendimento. Esse foi o caso de Gerusa Azeredo Bernardo, de 76 anos, do Quilombo Deserto Feliz, que realizou seu alistamento eleitoral durante a ação.
Hoje, mais de 11 mil eleitores de São Francisco do Itabapoana ainda não possuem cadastramento biométrico, o que corresponde a 29% do eleitorado local de cerca de 39 mil eleitores - um dos maiores percentuais de não-biometrizados no estado. Mesmo após o encerramento da ação itinerante, o serviço continua disponível em todas as zonas eleitorais do estado, de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h.
Para verificar se a biometria já foi coletada, o eleitor pode consultar o site oficial do TRE-RJ ou entrar em contato com o Disque TRE-RJ pelo número (21) 3436-9000, no mesmo horário de funcionamento. Aqueles que já realizaram o procedimento têm a vantagem de poder solicitar todos os demais serviços online, sem necessidade de deslocamento até um posto de atendimento.
Para realizar a coleta biométrica, é necessário apresentar documento oficial de identificação.