Identificação dos principais papéis e responsabilidades

Como resultado dos estudos e planos de ação desenvolvidos para o aprimoramento da governança institucional no TRE-RJ, apresentam-se nesta seção os documentos elaborados como registro da identificação dos principais papéis e responsabilidades por atividades e decisões críticas no Sistema de Governança e Gestão do TRE-RJ, separados por temática.

Como piloto do levantamento, selecionou-se o tema "Gestão de Riscos", considerando tratar-se de processo de gestão recentemente formalizado na instituição e ainda em desenvolvimento. Contudo, a intenção é que sejam elaborados e disponibilizados registros semelhantes acerca de outras áreas relevantes da gestão, a exemplo da Gestão de Contratações, Gestão de Pessoas e Gestão de TIC.

A regulamentação interna para cada uma dessas áreas de atuação está prevista hodiernamente em normativos esparsos, nos quais são definidas atividades, atores, competências e alçadas decisórias. A consolidação de tais informações em um documento único, com foco nos papéis e responsabilidades atribuídos a cada instância de gestão e governança, objetiva permitir visão sistêmica sobre o assunto tratado e possibilitar a identificação e análise das funções e decisões críticas, em especial as que requeiram segregação de funções.

Dentre outros benefícios, a iniciativa favorece a transparência administrativa e facilita a revisão do ordenamento jurídico interno e a proposição de normas alteradoras ou complementares pelas unidades responsáveis pela governança e gestão institucionais (uma vez que permite a análise de eventuais lacunas e pontos a serem aprimorados), além de fornecer subsídio para melhoria dos controles internos e a atuação das unidades de auditoria interna.

A identificação das decisões críticas da organização como base para a garantia do balanceamento de poder e a segregação de funções é boa prática recomendada pelo Tribunal de Contas da União nos levantamentos periódicos de governança organizacional e no Referencial Básico de Governança Organizacional (TCU, 3ª edição, 2020).

O Referencial Básico de Governança Organizacional do TCU, em sua versão mais recente, define como decisões críticas aquelas “de grande impacto e de difícil desfazimento, e que, por isso, demandam limites de alçada de decisão e segregação de funções para sua tomada. Normalmente incluem questões estratégicas, objetivos estratégicos e metas principais, nomeações de cargos de alto nível, questões financeiras de grande materialidade, investimentos e desinvestimentos, padrões de conduta, definição de apetite a risco, entre outros.”

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.