TRE-RJ debaterá impacto da desinformação nas eleições
Palestra em parceria com a Emerj discutirá a influência das fake news no processo eleitoral, nesta segunda-feira (20)

Na próxima segunda-feira (20), a Escola Judiciária Eleitoral Desembargador Roberto Felinto realizará a palestra “A responsabilidade do impacto das informações nas eleições”, proporcionando um debate entre autoridades do Poder Judiciário sobre os desafios da desinformação e seus efeitos.
Realizado em parceria com o Fórum Permanente de Direito Eleitoral e Político da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), o evento acontecerá de 14h às 16h30, no Auditório Desembargador Antônio Carlos Amorim, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), no Centro do Rio. A atividade terá transmissão on-line pela plataforma Zoom.
As inscrições devem ser feitas pelo site da Emerj. Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ a estudantes de Direito participantes, enquanto servidoras(es) inscritas(os) do TRE-RJ poderão contabilizar as atividades para efeitos de Adicional de Qualificação (AQ).
A mesa de abertura será conduzida pela diretora da EJE do TRE-RJ, desembargadora Maria Helena Pinto Machado, e pelo presidente do Fórum Permanente de Direito Eleitoral e Político, desembargador Fernando Cerqueira Chagas. A mesa contará com as presenças da ministra do Tribunal Superior Eleitoral Estela Aranha; do corregedor-geral da justiça do TJRJ, desembargador Cláudio Brandão de Oliveira; do diretor-geral da Emerj e ex-presidente do TRE-RJ, desembargador Cláudio dell’Orto; e do presidente do Fórum Permanente de Direito de Arbitragem da Emerj, desembargador Ricardo Alberto Pereira.
O painel “A responsabilidade do impacto das informações nas eleições” terá como palestrantes o desembargador Cláudio dell’Orto; a ministra do TSE Estela Aranha; o desembargador eleitoral Bruno Bodart, membro do Fórum Permanente de Direito e Economia da Emerj; e a coordenadora de Estudos e Pareceres da Comissão de Proteção de Dados e Privacidade da OAB/RJ, Lúcia Maria Teixeira Ferreira. A desembargadora Maria Helena Pinto Machado fará a mediação da mesa; e o desembargador Fernando Cerqueira Chagas encerrará o evento.