TRE-RJ inaugura Edifício Antônio Jayme Boente e conclui mudança de sede

Prédio passa a abrigar unidades administrativas da Justiça Eleitoral

Desembargador Peterson Barroso Simão discursa, tendo ao fundo um backdrop azul, com logo da Just...

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) inaugurou nesta terça-feira (14) o Edifício Desembargador Antônio Jayme Boente, na Rua da Alfândega 41, no Centro, concretizando um objetivo há muito perseguido pela instituição. O prédio abriga unidades administrativas que funcionavam na Avenida Presidente Wilson. A transferência conclui o processo de mudança de sede, iniciado em 15 de julho de 2024.

O edifício de 7,2 mil metros quadrados distribuídos em 11 andares, além de subsolo e mezanino, tem área equivalente a um campo de futebol de dimensões oficiais. O local passa a abrigar unidades do Tribunal como Ouvidoria e as secretarias de Gestão de Pessoas, Administração, Orçamento, Serviços Gerais e Manutenção, e Tecnologia da Informação.

Presidente do TRE-RJ, o desembargador Peterson Barroso Simão aponta que a mudança reduz custos operacionais e aumenta a eficácia da Justiça Eleitoral. "O crescimento das demandas nos conduz a estabelecer uma estrutura mais sólida para melhor produtividade", destacou.

O desembargador também ressaltou que os novos prédios refletem a importância da Justiça Eleitoral em garantir os direitos da cidadania. "Nossa intransferível missão é organizar eleições honrando a vontade popular e garantindo a igualdade social e a lisura das eleições", afirmou.

O edifício homenageia o desembargador Antônio Jayme Boente, presidente do TRE-RJ em 2016 e falecido em 2022, que atuou na magistratura fluminense por 31 anos.

Localizado em frente ao Palácio da Democracia, o novo edifício possui infraestrutura moderna com ar-condicionado central, piso elevado, subestação de energia, gerador e três elevadores, beneficiando toda a comunidade da Justiça Eleitoral.

1/ Galeria de imagens

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO 

Inaugurado em 1937, para ser sede da Sul América Capitalização, o prédio abrigou recentemente a Transpetro, uma subsidiária da Petrobras. A proximidade entre o Palácio da Democracia e o Edifício Antônio Jayme Boente facilita a integração entre setores e intensifica a interação entre servidores, promovendo um ambiente colaborativo. 

Juntos, os dois prédios formam um complexo de infraestrutura moderna e confortável que beneficia magistrados, advogados, servidores, terceirizados e estagiários, fortalecendo toda a comunidade da Justiça Eleitoral. Evolução que se refletirá na melhoria da qualidade dos serviços prestados à sociedade. 

AUTORIDADES PRESENTES

Estiveram presentes à solenidade ex-presidentes do TRE-RJ, desembargadores Henrique Figueira, Elton Leme, Cláudio Brandão de Oliveira e Edson Aguiar de Vasconcelos. Pela Justiça Eleitoral, participaram o membro titular Colegiado do TRE-RJ Rafael Estrela Nóbrega, e as membras substitutas Maria Helena Pinto Machado, Sylvia Therezinha Hausen de Arêa, Manoela Augusta Martins; além do juiz Auxiliar da Presidência do TRE-RJ, Marco Couto; e a procuradora regional eleitoral Neide Mara Cardoso de Oliveira; o procurador regional eleitoral substituto, Flávio Paixão.

Também participaram da cerimônia o desembargador federal Guilherme Calmon e o desembargador do TJRJ  Fernando Cerqueira Chagas, recém-eleitos para integrar o TRE-RJ, e a juíza Ane Cristine Scheele Santos, que também integrará o Colegiado, como membra substituta, na classe juiz de Direito.

O evento contou ainda com as presença do chefe da Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro  Nicola Moreira Miccione; o corregedor da Alerj, deputado estadual Chico Machado; o presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro: juíza Eunice Bitencourt Haddad; o assessor de Relações Institucionais do Comando Militar do Leste, general de brigada Ernesto de Lima Gil; o procurador-geral do município: Daniel Bucar Cervásio; o comandante do 1º Distrito Naval da Marinha do Brasil, capitão João Bussad; o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-RJ, Márcio Alvim; o subprocurador-geral do estado do Rio de Janeiro, Joaquim Rohr; e a subprocuradora-geral de Justiça de Recursos Constitucionais, Inês da Matta Andreiuolo.

Também compareceram à cerimônia os desembargadores do TJRJ: Jean Albert de Souza Saadi, (presidente do Instituto dos Magistrados do Brasil); Alexandre Eduardo Scisinio; Suely Lopes Magalhães; Maria Angélica Guimarães Guerra; Heleno Ribeiro Pereira Nunes; Guaraci de Campos Viana; Helda Lima Meireles; Luciano Silva Barreto; Luiz Henrique Oliveira Marques; Luiz Umpierre de Mello Serra; Joaquim Domingos de Almeida Neto e Maria da Penha Nobre Mauro; e o desembargador aposentado Antônio Carlos Esteves Torres.



ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.