Projeto “Visitas ao TRE” recebe jovens universitários para atividades educativas
Estudantes da Universo assistiram a palestras sobre desinformação e segurança do voto, e acompanharam uma sessão de julgamento da Corte

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) recebeu, nesta terça-feira (7), um grupo de 15 estudantes de Publicidade e Propaganda da Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Idealizado pela Escola Judiciária Eleitoral Desembargador Roberto Felinto, o programa “Visitas ao TRE-RJ” promoveu palestras e simulação de sessão plenária no Palácio da Democracia, sede da Justiça Eleitoral fluminense.
O presidente do Tribunal, desembargador Peterson Barroso Simão, deu as boas-vindas aos universitários na abertura da sessão de julgamento: “Ter jovens conosco neste espaço reforça o vínculo entre a nova geração e a Justiça Eleitoral, além de destacar o papel essencial da participação cidadã no fortalecimento da democracia”, afirmou.
As(os) jovens, de 18 a 25 anos, começaram o dia assistindo a uma palestra do secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RJ, Michel Kovacs, sobre a segurança da urna eletrônica e o combate à desinformação.
O secretário se aprofundou na história do Tribunal e na sua luta pela integridade do processo eleitoral. "Desde a sua criação, a Justiça Eleitoral tem se dedicado a assegurar que o processo eleitoral brasileiro seja íntegro, transparente e efetivo", ressaltou Michel.
Antes da sessão da Corte Eleitoral fluminense, as(os) visitantes participaram de uma simulação de julgamento no Plenário, conduzida pela secretária judiciária, Ana Luiza Claro, em que puderam assumir o papel das(os) magistradas(os).
Coordenadora do curso de Comunicação Social da Universo, Kátia Falcão, que acompanhou as(os) alunas(os) durante a visita, agradeceu ao Tribunal pela recepção da turma e ressaltou a importância da visita as(os) futuras(os) comunicadoras(es) presentes. “Fico muito feliz de estar aqui com eles e ver como isso dará um passo importante na formação deles enquanto profissionais, trazendo uma bagagem incrível e única”, destacou.
As(os) alunas(os) da Universo fecharam a visita participando de uma palestra sobre desinformação e fake news, conduzida pelo chefe da Seção de Editorações e Publicações (Sedep), Maurício Duarte.
Maurício ressaltou que as fake news viralizam a partir do modo como os disseminadores entendem o funcionamento dos algoritmos. Ele argumentou que o impacto principal dessas informações falsas é o fortalecimento das crenças de quem as recebe e compartilha. “Podemos vencer a fake news. Para isso, precisamos deixar de produzir verdades sem graça e torná-las atrativas. Um bom exemplo é uma postagem educativa da comunicação do TRE-RJ que alcançou 6 milhões de visualizações”, completou.
O programa “Visitas ao TRE-RJ” reforça o compromisso do TRE-RJ com a formação política de jovens, estimulando o protagonismo juvenil e fortalecendo a democracia por meio da informação e da participação cidadã. Com a iniciativa, as(os) participantes recebem informações sobre o funcionamento dos rituais da Corte, o compromisso do Tribunal com a sociedade e do Poder Judiciário com a realização da justiça e a democracia.