#PartiuVotar leva alistamento eleitoral a jovens em Petrópolis
Iniciativa estratégica do TRE-RJ incentiva a participação política de adolescentes e leva serviços eleitorais a todos os públicos na cidade

O #PartiuVotar, iniciativa estratégica do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), realizada pela Escola Judiciária Eleitoral Desembargador Roberto Felinto, visitará duas escolas de Petrópolis, na Região Metropolitana, nos dias 23 e 24 de outubro (quarta e quinta-feira). A programação, apoiada pelo Núcleo da Justiça Eleitoral Itinerante, inclui palestras sobre cidadania para os jovens, além de alistamento eleitoral e serviços eleitorais diversos, abertos a todos os públicos.
Nesses dias, os(as) cidadãos(ãs) poderão comparecer, no horário das 9h às 16h, para emitir título de eleitor, fazer a coleta de biometria, solicitar mudança de domicílio eleitoral, troca de local de votação, emissão de certidões e qualquer outro serviço eleitoral.
No dia 23, a ação acontece na Escola Estadual de Araras, na Estrada Bernardo Coutinho 1.626, no bairro de Araras. Já no dia 24, o posto de atendimento funcionará no CIEP 281 Gabriela Mistral, na Estrada União e Indústria s/nº, no bairro da Posse.
Os serviços são gratuitos e não há necessidade de agendamento. Para emitir o título é necessário apresentar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência e, no caso de jovens do sexo masculino que completam 19 anos em 2025, o comprovante de quitação com o serviço militar.
Também haverá ações no Colégio Estadual Pedro II, nos dias 21 e 22. Nessas datas não haverá atendimento para público externo. Cerca de 1.500 estudantes poderão requerer o alistamento eleitoral.
Essa será a segunda passagem do #PartiuVotar pela cidade, onde cerca de 900 pessoas foram atendidas ao longo de quatro dias de atividades abertas ao público em abril de 2024. Na ocasião, a ação foi realizada nas localidades de Alto da Serra e Corrêas.
O PROGRAMA
O #PartiuVotar busca incentivar o alistamento eleitoral de jovens que tenham 16 ou 17 anos na data da próxima eleição. Para este grupo etário, o voto é facultativo. A ação busca ainda emitir os títulos de jovens com as idades de 18 e 19 anos que ainda estejam fora do cadastro eleitoral, bem como os de 15 anos. Neste caso, eles só poderão votar caso completem 16 até a data da próxima eleição.
Serviço:
Data: 23/10
Horário: 9h às 16h
Local: Escola Estadual de Araras
Endereço: Estrada Bernardo Coutinho 1.626 - Araras
Data: 24/10
Horário: 9h às 16h
Local: CIEP 281 Gabriela Mistral
Endereço: Estrada União e Indústria s/nº - Posse.