Em abril, programa Eleitor do Futuro leva palestras sobre cidadania a mais de 1.250 estudantes

Juízes(as) eleitorais conversaram com 140 jovens por meio do TRE vai à Escola

Um homem apresenta o “Projeto Eleitor do Futuro” para um grupo de crianças, que estão sentadas e...

Em abril, mais de 1.250 estudantes, em sua maioria do Ensino Fundamental, participaram de palestras e oficinas com urnas eletrônicas promovidas pelo programa Eleitor do Futuro, da Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ). 

Tratam-se de ações educativas que abordam, com servidoras(es) voluntárias(es), temas pertinentes à Justiça Eleitoral, aproximando esta Justiça especializada de jovens e futuros eleitores e eleitoras. 

Entre os dias 28 e 30 de abril, mais de 850 alunos(as) da Escola Firjan Sesi, em Volta Redonda, participaram das atividades com os servidores Ary Jorge (90ª ZE) e Renato Nora Coelho (131ª ZE). As palestras abordaram o funcionamento das urnas eletrônicas e sua evolução histórica.

Também no dia 30, o servidor Maurício Duarte, da EJE-RJ, conversou com mais de 40 estudantes da Escola Municipal Waldir Azevedo Franco, em Bangu (Zona Oeste do Rio).

No dia 29, a servidora Juliana Avelar, também da EJE-RJ, conduziu as atividades do programa na mesma escola, com outro grupo de 40 alunos(as). No mesmo dia, cerca de 40 estudantes da Escola Municipal Nações Unidas, também em Bangu, participaram do projeto. As atividades foram conduzidas pela servidora da 219ª ZE (Rocha Miranda) e voluntária do programa, Luciana Beser.  

1/ Galeria de imagens

O Jardim de Infância Ismael, em Barra do Piraí, recebeu o Eleitor do Futuro no dia 24 de abril. O servidor Ary Jorge abordou temas ligados à cidadania com 150 crianças e organizou a eleição do representante de turma com urnas eletrônicas.

No dia 8 de abril, 90 estudantes do Colégio Andrews, no Humaitá (Zona Sul do Rio), participaram de palestra e oficina com urna eletrônica conduzidas por Alexandre Meira, assistente de planejamento da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), e pela assistente da Coordenadoria de Desenvolvimento de Competências (Cdesc), Ariane Minelli.

Já no dia 1º de abril, cerca de 30 alunos(as) da 7ª Coordenadoria Regional de Educação, na Barra da Tijuca, participaram das atividades conduzidas pelo voluntário Eduardo Mello, chefe de cartório da 119ª ZE.

TRE vai à Escola

O programa TRE vai à Escola, também da EJE-RJ, levou magistradas(os) a escolas de Bom Jesus de Itabapoana, no Noroeste Fluminense, e Tanguá, na Região Metropolitana, promovendo conversas sobre cidadania e democracia com 140 estudantes.

Esse projeto consiste na promoção do exercício livre e consciente da cidadania por intermédio da realização de palestras, por parte de juízas e juízes eleitorais, que tratam de temas como: atribuições da Justiça Eleitoral; significado e conseqüências do voto; exercício da cidadania, democracia e temas conexos.

No dia 30 de abril, o juiz Rafael de Oliveira Mônaco (151ª ZE – Itaboraí/Tanguá) conversou com 80 jovens da Escola Municipal Professora Dearina Silva Machado, em Tanguá. Já no dia 3 de abril, a juíza Isabela Pinheiro Guimarães (95ª ZE) palestrou para 60 alunos(as) do Centro Educacional Batista, em Bom Jesus de Itabapoana. Em ambas as escolas, os estudantes participaram de oficinas com urna eletrônica.

ícone mapa
Sede Nova - Palácio da Democracia
Rua da Alfândega, 42 - Centro
CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Sede Antiga
Av. Presidente Wilson, 194/198 - Centro
CEP 20.030-021 - Tel: (21) 3436-9000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido