Programa Eleitor do Futuro engaja centenas de estudantes em maio com atividades educativas e palestras
Com simulação de voto e aulas ministradas por servidoras(es), o programa alcançou quase mil estudantes em maio, levando cidadania às escolas

Em maio, 962 alunas(os) dos ensinos fundamental e médio participaram de palestras oferecidas pelo programa Eleitor do Futuro, da Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ). Esses estudantes, de diferentes escolas espalhadas pelo estado do Rio, foram convidados a participar de oficinas ministradas por servidoras(es), incluindo ações didáticas com urnas eletrônicas.
O Colégio Municipal Joaquim Rodrigues Peixoto Júnior, localizado em Barra Mansa, recebeu nos dias 23 e 26 o servidor Ary Jorge Aguiar (90ª ZE) para palestrar para 258 alunas(os). No dia 23, a Escola Municipal Irã, em Irajá, recebeu Luciana Beser (219ª ZE) e Marcia Neves, da Seção de Programas Institucionais, e Jamille Suaiden, da Seção de Protocolo e Expedição, para também instruir 120 estudantes sobre temas eleitorais, em turnos da manhã e tarde.
No dia 16, a Escola Municipal Ginásio Professor Ari Marques Pontes, em Guaratiba, recebeu Aldenir Moraes, recém aposentado, mas, à época, lotado na Coordenadoria de Planejamento Estratégico (Cplan), para conversar com 53 estudantes sobre temas eleitorais. Já nos dias 15 e 19 de maio, o Colégio Municipal Paulo Basílio de Oliveira, em Barra Mansa, teve palestras guiadas pelo servidor Ary Jorge Aguiar (90ª ZE) para 311 alunas(os) da instituição.
Com participação intensa das(os) alunas(os), no dia 26, o servidor Alexandre Meira (SGP) palestrou para 138 estudantes no Colégio Estadual Soares Pereira, na Tijuca. A diretora da instituição, Maria Cristina Silveira, conferiu elogios à atividade e à sua condução.
Já em Coelho Neto, Zona Norte do Rio de Janeiro, o programa levou a 82 alunas(os) da Escola Municipal Charles Anderson Weaver os ensinamentos de Iara Borges, da Seção de Programas Institucionais (Spins) e de Anderson Araújo, da Seção de Administração de Edifícios (Seadi). A atividade, que aconteceu no dia 27, foi de grande importância para os estudantes, segundo o diretor Fabio Moraes.
O projeto visa levar conscientização sobre temas eleitorais às escolas a partir de aulas interativas, contando com urnas eletrônicas, ministradas por servidores voluntários. As atividades impactam mensalmente centenas de alunos ao redor do Rio.
TRE Vai à Escola
O programa TRE Vai à Escola também promoveu ações, no mês de maio, alcançando mais de 150 estudantes do Ensino Médio. As palestras sobre cidadania foram ministradas por juízes eleitorais. No dia 28, o Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj) recebeu o juiz Manoel Tavares Cavalcanti, da 229ª Zona Eleitoral (Capital), instruindo 100 alunas(os).
No dia 8, a juíza Isabela Pinheiro Guimarães, da 95ª ZE, conversou com 56 estudantes no Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo, em Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense.