Iniciativa do TRE-RJ vence Prêmio Juízo Verde
Projeto “TRE-RJ + Verde” foi campeão na modalidade Boas Práticas, que reconhece iniciativas inovadoras

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro foi vencedor do Prêmio Juízo Verde 2025, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O projeto premiado “TRE-RJ + Verde” promove o replantio de espécies nativas de Mata Atlântica no município de Itaocara, no Noroeste Fluminense. A medida promove a preservação ambiental e a compensação das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) originárias das atividades do Tribunal.
A cerimônia de premiação ocorrerá em 30 de junho, durante o evento Judiciário Sustentável, na sede do CNJ, em Brasília. O projeto foi campeão na modalidade Boas Práticas, que reconhece iniciativas inovadoras na temática de sustentabilidade e perspectiva ambiental.
A diretora-geral do TRE-RJ, Eline Iris, comemora o reconhecimento do projeto. “A prática evidencia o empenho da Justiça Eleitoral fluminense na promoção de ações alinhadas às diretrizes de responsabilidade socioambiental do Poder Judiciário, bem como compromisso institucional com a sustentabilidade e a inovação”, afirma.
O “TRE-RJ + Verde” conta com a parceria da ONG Noroeste+Verde, presidida pela servidora do TRE-RJ Elaine Seixas, e com o apoio da Prefeitura de Itaocara e da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro.
O projeto prevê o replantio de cerca de 350 mudas de vegetação da mata ciliar em áreas cedidas pelo município. O Termo de Cessão de Uso TRE-RJ nº 1/2025 foi publicado no Diário Oficial da União em 26 de março de 2025. No total serão aproximadamente 1.400 m² de área ribeirinha replantada.
O projeto inclui diversas etapas. Entre elas, estão a seleção das mudas de espécies nativas de Mata Atlântica, que ocorre preferencialmente entre as espécies com maior potencial de absorção de carbono. A iniciativa também prevê a instalação de cercas nos entornos das áreas reflorestadas, de modo a contribuir na proteção, entre outras medidas.