Biometria ajuda a simplificar o preenchimento da declaração de IR e agiliza o recebimento da restituição

Usuários(as) do nível ouro das contas Gov.br, que pode ser conseguido por meio do reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral, têm acesso à declaração pré-preenchida

A imagem mostra o momento em que uma pessoa está engajada em uma análise financeira. A pessoa es...

Aqueles(as) eleitores(as) que têm a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral e são usuários(as) das contas Gov.br podem habilitar-se para conseguir acesso ao nível ouro e, com isso, preencher a declaração de Imposto de Renda de forma mais fácil. O reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral é um dos fatores utilizados para alcançar o nível máximo de segurança da conta. 

Usuários(as) do nível ouro, assim como aqueles(as) do nível prata, podem optar pela declaração pré-preenchida, que possibilita o início do processo com os diversos campos automaticamente preenchidos pelo sistema. Além de facilitar o preenchimento da declaração, os(as) contribuintes que escolherem essa opção, têm prioridade na hora de receber a restituição. 

Informações de rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais são importadas da declaração do ano anterior, do carnê-leão e das declarações de terceiros, como fontes pagadoras, imobiliárias ou serviços médicos, por exemplo. A declaração de Imposto de Renda deve ser entregue até 31 de maio.

No site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) é possível conferir se a sua biometria já está cadastrada na Justiça Eleitoral. Se você ainda não tem a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral, não perca tempo e vá a qualquer uma das 165 zonas eleitorais (cartórios) e 18 Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs) do estado, nos dias úteis, das 11h às 17h. O prazo para fazer a biometria vai até 8 de maio.

Para ter os dados biométricos coletados, é necessário apresentar documento oficial, como RG, além de comprovante de residência. Em caso de dúvidas, o Disque TRE-RJ funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h, no telefone (21) 3436-9000.

ícone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido