#PartiuVotar aumenta em quase 40% o eleitorado jovem de Paty do Alferes
Além dos estudantes, moradores da região aproveitaram para fazer a biometria nos guichês da Justiça Itinerante

Durante os três dias do projeto #PartiuVotar em Paty do Alferes, no Centro-Sul Fluminense, 309 jovens emitiram a primeira via do título de eleitor, o que representa um aumento de 37,22% do eleitorado do município na faixa etária até 20 anos. A ação, idealizada pela Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ), tem foco nos adolescentes com idades entre 16 e 17 anos e promoveu palestras sobre cidadania, eleições simuladas com urnas eletrônicas e atendimento itinerante em três escolas públicas da cidade de 29 a 31 de agosto.
As atividades não se restringiram a beneficiar alunos das escolas visitadas. Pai de uma estudante de um colégio do município que não receberia as ações do programa, Luiz Manoel Ribeiro Fontes viu em um telejornal local uma matéria sobre a ação e aproveitou a oportunidade para levar a filha, Giulia Siciliano Fontes, de 19 anos, para tirar o título de eleitor.
"O título representa a inclusão da minha filha na sociedade, ela agora pode exercer o direito de votar e ajudar na melhoria do país", disse o pai orgulhoso o pai da nova eleitora.
Além dos estudantes, público-alvo do projeto, 45 outros moradores da região aproveitaram os oitos guichês de atendimento montados pela Justiça Eleitoral Itinerante do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) durante a ação para atualizar as informações eleitorais e fazer a biometria.
No último dia do evento, nesta quinta-feira (31), as ações do projeto #PartiuVotar foram realizadas no CIEP 278 Joaquim Osório Duque Estrada. Os alunos puderam assistir a palestras com voluntários do Eleitor do Futuro e servidores da EJE-RJ sobre democracia e cidadania, além de participarem de eleições simuladas com urnas eletrônicas.
Na parte da tarde, 24 estudantes da turma de formação de professores participaram de um treinamento com a assessora da EJE-RJ, Rita de Cássia Carvalho. Os futuros professores receberam orientações sobre como tratar o tema da democracia e das eleições com alunos de várias idades.
"É importante que eles saibam que podem atuar como multiplicadores, ajudando a Justiça Eleitoral no combate à desinformação", afirma a assessora da EJE-RJ.
Os colégios estaduais Edmundo Peralta e Ribeiro de Avelar também receberam as ações do projeto #PartiuVotar. Iniciativa estratégica do TRE-RJ, o projeto tem como objetivo incentivar o alistamento eleitoral de jovens que tenham entre 16 e 17 anos na data da próxima eleição. O município de Paty do Alferes foi escolhido por ter baixa adesão do grupo etário ao cadastro eleitoral.