TRE-RJ participa de mutirão para atendimento de eleitores em Magé

Quase 100 pessoas foram atendidas para emissão de título eleitoral, regularização da situação, entre outros serviços

Três guichês de atendimento com eleitores sentados diantes de servidoras(es) da Justiça Eleitora...

Neste sábado (30), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) participou do mutirão "Justiça Itinerante - Levando Cidadania", no Ciep 127 Frei Acursio Aloisio Gonzaga Bolwer, em Magé, na Baixada Fluminense. Foram atendidas 96 pessoas, para serviços como emissão de título eleitoral, regularização da situação e atualização cadastral.

Utilizando uma bicicleta adaptada para cadeirante, o aposentado Osmarino Arruda, de 55 anos, fez questão de comparecer ao local de atendimento do TRE-RJ para solicitar a revisão para uma seção especial. "Já voto neste Ciep, mas gostaria que fosse no térreo, para não precisar da ajuda de ninguém para subir e descer a rampa", afirmou Osmarino, justificando que não ser possível confiar no freio e na bateria da bicicleta.

O eleitor teve ainda o pagamento de multa por ausência às urnas dispensado, como ocorreu com os demais cidadãos atendidos que não haviam justificado o não comparecimento às eleições.

Foi o que ocorreu com Susan de Oliveira Mourão, de 20 anos, que fez seu alistamento eleitoral durante a ação social. "A minha tia que me avisou desse evento e eu vim porque já tinha que ter tirado o título. Não votei no ano passado por conta disso", explicou a nova eleitora, que estava com o filho Ravi, de um ano.

Josias Pires de Souza, também de 20 anos, já tinha se alistado, mas esteve no Ciep 127 neste sábado para poder fazer a biometria. "Na verdade, estou aproveitando para agilizar a minha vida aqui hoje. Depois daqui vou tirar a segunda via da identidade", explicou o jovem. "Dia de semana fica complicado resolver essas coisas", complementou.

1/ Galeria de imagens

Além dos serviços da Justiça Eleitoral, foi possível solicitar a emissão de outros documentos, como segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, Carteira de Identidade, CPF, Certificado de Reservista, Cadastro Único (CadÚnico), entre outros, por meio de diversos órgãos participantes. Também foi feita doação de roupas e realizada exposição de instrumentos musicais produzidos com materiais alternativos, como panelas e garrafas.

A ação ocorreu das 9h às 15h e foi organizada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), com a participação de órgãos públicos como Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ), Detran, Procon-RJ, Defensoria Pública e Fundação Leão XIII. O TRE-RJ contou com oito guichês, para realizar o atendimento e prestar os serviços da Justiça Eleitoral. Essa é a oitava ação social que conta com a participação da Justiça Eleitoral Itinerante do TRE-RJ em 2023.

De acordo com a legislação vigente, eleitoras e eleitores só podem realizar alterações no cadastro eleitoral até 150 dias antes da eleição. Assim, para o pleito de 2024, a data limite é 8 de maio.

Participaram diretamente da ação servidoras, servidores e colaboradores de diversas unidades do Tribunal, como a 22ª ZE, a 64ª ZE, a 110ª ZE, a 148ª ZE, a Corregedoria, a Presidência, a Diretoria-Geral, a Secretaria de Tecnologia da Informação, a Secretaria de Manutenção e Serviços Gerais, a Assessoria de Contas Eleitorais e Partidárias, a Coordenadoria de Comunicação Social e a Assessoria de Pesquisa e Análise.

ícone mapa
Sede Nova - Palácio da Democracia
Rua da Alfândega, 42 - Centro
CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Sede Antiga
Av. Presidente Wilson, 194/198 - Centro
CEP 20.030-021 - Tel: (21) 3436-9000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido