TRE-RJ participa de mutirão para atendimento de eleitores em Magé
Quase 100 pessoas foram atendidas para emissão de título eleitoral, regularização da situação, entre outros serviços

Neste sábado (30), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) participou do mutirão "Justiça Itinerante - Levando Cidadania", no Ciep 127 Frei Acursio Aloisio Gonzaga Bolwer, em Magé, na Baixada Fluminense. Foram atendidas 96 pessoas, para serviços como emissão de título eleitoral, regularização da situação e atualização cadastral.
Utilizando uma bicicleta adaptada para cadeirante, o aposentado Osmarino Arruda, de 55 anos, fez questão de comparecer ao local de atendimento do TRE-RJ para solicitar a revisão para uma seção especial. "Já voto neste Ciep, mas gostaria que fosse no térreo, para não precisar da ajuda de ninguém para subir e descer a rampa", afirmou Osmarino, justificando que não ser possível confiar no freio e na bateria da bicicleta.
O eleitor teve ainda o pagamento de multa por ausência às urnas dispensado, como ocorreu com os demais cidadãos atendidos que não haviam justificado o não comparecimento às eleições.
Foi o que ocorreu com Susan de Oliveira Mourão, de 20 anos, que fez seu alistamento eleitoral durante a ação social. "A minha tia que me avisou desse evento e eu vim porque já tinha que ter tirado o título. Não votei no ano passado por conta disso", explicou a nova eleitora, que estava com o filho Ravi, de um ano.
Josias Pires de Souza, também de 20 anos, já tinha se alistado, mas esteve no Ciep 127 neste sábado para poder fazer a biometria. "Na verdade, estou aproveitando para agilizar a minha vida aqui hoje. Depois daqui vou tirar a segunda via da identidade", explicou o jovem. "Dia de semana fica complicado resolver essas coisas", complementou.




Além dos serviços da Justiça Eleitoral, foi possível solicitar a emissão de outros documentos, como segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, Carteira de Identidade, CPF, Certificado de Reservista, Cadastro Único (CadÚnico), entre outros, por meio de diversos órgãos participantes. Também foi feita doação de roupas e realizada exposição de instrumentos musicais produzidos com materiais alternativos, como panelas e garrafas.
A ação ocorreu das 9h às 15h e foi organizada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), com a participação de órgãos públicos como Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ), Detran, Procon-RJ, Defensoria Pública e Fundação Leão XIII. O TRE-RJ contou com oito guichês, para realizar o atendimento e prestar os serviços da Justiça Eleitoral. Essa é a oitava ação social que conta com a participação da Justiça Eleitoral Itinerante do TRE-RJ em 2023.
De acordo com a legislação vigente, eleitoras e eleitores só podem realizar alterações no cadastro eleitoral até 150 dias antes da eleição. Assim, para o pleito de 2024, a data limite é 8 de maio.
Participaram diretamente da ação servidoras, servidores e colaboradores de diversas unidades do Tribunal, como a 22ª ZE, a 64ª ZE, a 110ª ZE, a 148ª ZE, a Corregedoria, a Presidência, a Diretoria-Geral, a Secretaria de Tecnologia da Informação, a Secretaria de Manutenção e Serviços Gerais, a Assessoria de Contas Eleitorais e Partidárias, a Coordenadoria de Comunicação Social e a Assessoria de Pesquisa e Análise.