Cerca de 400 jovens do ensino médio participam de ação do TRE-RJ em Rio Bonito
Pela primeira vez, projeto de cidadania incluiu a realização de alistamento eleitoral em duas escolas

Quatro escolas estaduais do município de Rio Bonito, no Leste Fluminense, participaram da ação socioeducativa Semana do Jovem Eleitor, entre 24 e 29 de março. Realizada pela Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ), a iniciativa incluiu um bate-papo com os alunos sobre a importância da participação política, a simulação de uma competição eleitoral com votação na urna eletrônica e o alistamento eleitoral dos estudantes, nos locais onde havia estrutura disponível.
Ao todo, foram realizados 47 requerimentos de alistamento eleitoral dos estudantes de duas escolas, sendo 23 no Colégio Estadual Antônio Lopes e 24 no Colégio Estadual Desembargador José Augusto Coelho. Nos colégios estaduais José Matoso Maia Forte e Dirceu Rodrigues da Costa, os estudantes realizaram a simulação da eleição com voto na urna eletrônica, após participarem da roda de conversa sobre política e democracia. Nessas escolas, entretanto, não houve alistamento eleitoral devido a problemas operacionais.
O município de Rio Bonito foi escolhido para receber a iniciativa neste ano por ter um baixo índice de alistamento de jovens. Há apenas 26,35% de adolescentes entre 15 e 17 anos alistados, quando a média do estado do Rio de Janeiro é de 36,51%. Coordenada pelo servidor da Ramon Castellano (EJE-RJ), a iniciativa teve a participação da chefe do cartório da 32ª ZE, Anna Paula Carvalho, e dos servidores Eduardo Rufino (EJE-RJ), Juliana Cosenza de Avelar, da Seção de Gestão de Contratos (Seccon), e Maurício Duarte (EJE-RJ).