Teste de Integridade: estudantes da UVA preenchem cédulas que serão utilizadas no dia da votação
Este ano, mais de 16 mil cédulas serão utilizadas na auditoria

Estudantes do curso de Direito da Universidade Veiga de Almeida (UVA) participaram, nesta segunda-feira (19), de uma iniciativa inédita do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Cada jovem preencheu 200 das mais de 16 mil cédulas de papel que serão utilizadas no Teste de Integridade, que acontecerá no dia 2 de outubro, data do primeiro turno das Eleições 2022.
"Hoje vocês vão participar de uma das várias etapas de controle e auditoria das urnas eletrônicas", explicou o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador João Ziraldo Maia. "É por acreditar na democracia e no processo eleitoral que estou aqui para dar as boas-vindas a vocês", concluiu o desembargador.
Advogada eleitoral e professora do programa de pós-graduação em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Vânia Aieta afirmou que as alunas e os alunos estavam participando de um momento cívico importante. "É uma oportunidade de oferecer a cidadãs e cidadãos a segurança de saberem que suas escolhas são feitas por um processo legítimo e seguro", complementou a advogada.
A iniciativa foi promovida pela Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ) em parceria com a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave). Nesta sexta-feira (23), o procedimento será repetido com estudantes da Uerj. Cerca de mil cédulas que serão utilizadas no Teste de Integridade já foram preenchidas por representantes dos partidos políticos na semana passada.