Convocações de mesários e demais funções especiais podem ser feitas por WhatsApp

Zonas eleitorais também podem entrar em contato com eleitoras e eleitores por e-mail, telefone ou carta

Close das mãos de uma pessoa segurando um celular

Para dar celeridade à convocação de mesárias, mesários e demais funções especiais para as Eleições 2022, as zonas eleitorais do estado Rio de Janeiro (TRE-RJ) têm utilizado o WhatsApp e outros aplicativos de troca instantânea de mensagens para entrar em contato com os convocados. As mensagens são enviadas para o número informado por eleitoras e eleitores ao efetuarem o cadastro como mesário voluntário ou para aquele constante no cadastro eleitoral. 

Segundo o Ato Conjunto da Presidência e Vice-Presidência e Corregedoria Eleitoral n.º 11, as mensagens de convocação por meio eletrônico não devem conter anexos e links. Além disso, os cartórios foram orientados a fazer a convocação por meio do WhatsApp ou outros aplicativos usando os telefones fixos das zonas eleitorais. Disponíveis no site do Tribunal, o número desses telefones podem ser verificados por eleitoras e eleitores, garantindo que a fonte da  mensagem foi realmente uma zona eleitoral fluminense.  

"Todas e todos que têm dúvida quanto à convocação, assim como quem se inscreveu como voluntário e ainda não recebeu comunicação, podem entrar em contato com o cartório eleitoral por e-mail ou telefone", explica o coordenador de Supervisão e Orientação às Zonas Eleitorais (Csori), Pablo Barros. "As convocações também podem ser feitas por e-mail, telefone ou carta", acrescenta. A forma da convocação é definida pelos cartórios eleitorais, que podem ser contactados nos endereços de e-mail e telefones disponíveis no site do TRE-RJ.

ícone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido