TRE-RJ abre exposição fotográfica comemorativa aos 50 anos de sua fundação
Evento de abertura aconteceu nesta terça (18), no Palácio da Democracia, nova sede do Tribunal

Nesta terça-feira (18), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) abriu a exposição fotográfica “A Conquista da Democracia”, em comemoração ao seu aniversário de 50 anos de fundação. A solenidade de abertura foi realizada diante de uma plateia de servidoras e servidores que lotou o Grande Hall do Palácio da Democracia, nova sede do TRE-RJ, onde a mostra fotográfica está exposta.
O vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Peterson Barroso Simão, fez a abertura da exposição, que pode ser visitada até o dia 31 de julho, nos dias úteis, das 11h às 19h, na Rua da Alfândega 42, no Centro do Rio.
A diretora-geral do TRE-RJ, Eline Iris, destacou o momento de reflexão proposto pela data simbólica. “Estamos com o espírito de olhar para o nosso passado, para com isso projetar o nosso futuro, onde queremos estar nos próximos 50 anos”, afirmou. A servidora anunciou os próximos eventos previstos, como a homenagem aos servidores, nesta quarta-feira (19), às 14h, e o Seminário Memória Popular, nesta quinta-feira (20), às 10h, ambos no Palácio da Democracia.
Instituído em 20 de março de 1975, cinco dias após a fusão entre os antigos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, o TRE-RJ acompanhou momentos históricos de luta da sociedade em defesa da democracia, que serão relembrados, como a manifestação popular pelas “Diretas Já”, em 1984, e a promulgação da Constituição Federal de 1988.
A exposição também traz registros de outros marcos temporais relacionados ao aprimoramento da lisura do processo eleitoral, como o caso “Proconsult”, de fraude na eleição direta para governador no Rio em 1982. O episódio, ocorrido na época do voto em cédula, em urna de lona, motivou nova apuração de votos e fortaleceu a ideia de implantação gradual da urna eletrônica pela Justiça Eleitoral, a partir do pleito de 1996.
Organizada pela Seção de Gestão da Informação e Memória (Secgim), responsável também pela curadoria de conteúdo, a mostra fotográfica relembra ainda a atuação do TRE-RJ na garantia ao efetivo exercício da cidadania de grupos minorizados e socialmente vulneráveis, por meio da realização de atividades segmentadas e de atendimentos itinerantes ao eleitor.