Seminário Memória Popular fechará a programação da semana dos 50 anos do TRE-RJ

Encontro com especialistas de diferentes áreas será realizado na quinta-feira (20), às 10h, no Grande Hall do Palácio da Democracia

A imagem é um banner que divulga o "Seminário Memória Popular 2025", com o tema "Histórias e Per...

No dia em que celebrará seu aniversário de 50 anos de fundação, 20 de março, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) promove uma edição especial do seminário "Memória Popular: histórias e personagens inesquecíveis das eleições no Rio", a partir das 10h. O encontro será realizado no Grande Hall do Palácio da Democracia, prédio histórico que, desde julho de 2024, abriga a sede da Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro. 

O encontro será aberto pelo presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, e reunirá especialistas reconhecidos de diferentes áreas, para abordar aspectos distintos da história das eleições. Um dos historiadores mais conhecidos e respeitados do país, Daniel Aarão Reis, estudioso da Ditadura Militar, com obras de referência sobre o assunto e professor de História Contemporânea da Universidade Federal Fluminense (UFF), fará uma apresentação sobre o tema "Como eram as eleições durante a ditadura militar até 1982'. 

Cientista político e professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp/Uerj), Christian Edward Lynch, organizador do livro "Rio 2º  Distrito Federal", abordará o tema "Impactos contemporâneos da fusão entre Guanabara e Rio de Janeiro". A apresentação explicará aspectos pouco debatidos da construção da identidade fluminense que se consolidam no Rio de Janeiro atual. 

Fundadora da agência Lupa, maior plataforma de checagem de fatos do Brasil e uma das profissionais pioneiras do segmento no território nacional, a jornalista Cristina Tardáguila debaterá as contribuições da atividade para o processo de escolha do eleitor em tempos de desinformação massiva. Esses e outros desafios de levar informação ao público no processo eleitoral estarão  na apresentação "O que aprendemos em dez anos de checagem de fatos nas eleições".

Jornalista e pesquisador de carnaval, Aydano André Motta abordará a relação entre a principal procissão popular do país, o Carnaval, os anseios populares e a reação da irreverência carioca diante das diferentes manifestações da classe política, na ditadura e na democracia, com o tema "O Carnaval como passarela dos enredos de protesto". 

Realizado pela Coordenadoria de Comunicação Social e idealizado pela Seção de Campanhas e Mídias Sociais (Secamp), o seminário chega à segunda edição buscando aprofundar o conhecimento sobre a história das eleições do Rio de Janeiro. Desta vez, o objetivo é entrelaçar o tema às diversas dinâmicas socioculturais da cidade e do estado, como explica Stéfano Salles, coordenador de Comunicação Social. 

"As eleições são influenciadas pelos ambientes em que são realizadas. Debater a história das eleições do Rio envolve resgatar a história do local onde ela acontece. E demanda recuperar uma cultura de reflexão regional, para compreensão adequada dos cenários e dos episódios interessantes, às vezes até folclóricos, que ocorrem no período eleitoral.  A informação correta, a verdade e o conhecimento histórico contribuem para que o eleitor possa sempre fazer a melhor escolha com base na própria consciência", explica Salles. 

O seminário terá transmissão ao vivo pelo canal do TRE-RJ no YouTube, onde posteriormente continuará disponível. A primeira edição do evento ocorreu em 2023, no Auditório Machado de Assis, na sede da Fundação Biblioteca Nacional. A atividade pode ser vista aqui.

PARTICIPE

20/03, das 10h às 13h 

Seminário Memória Popular: histórias e personagens inesquecíveis das eleições no Rio

Palácio da Democracia 

Grande Hall 

Rua da Alfândega 42, Térreo. Centro, Rio de Janeiro-RJ.

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.