TRE-RJ inscreve 10 projetos no 2º Prêmio de Inovação do Poder Judiciário

Iniciativas desenvolvidas pelos próprios setores mostram que

Banner do “2º Prêmio Inovação do Poder Judiciário”, com fundo claro e o logotipo colorido ao lad...

Dez iniciativas inovadoras de diferentes setores do TRE-RJ foram inscritas no 2º Prêmio de Inovação do Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento busca estimular, disseminar e promover a cultura de inovação no Poder Judiciário, e a Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro se destaca pela quantidade e qualidade das iniciativas apresentadas.

O que torna essas inscrições ainda mais especiais é sua origem: todas as iniciativas nasceram nos próprios setores especializados, não foram concebidas pelas unidades de inovação, embora tenham sido analisadas e chanceladas pelo Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods). Isso demonstra que a cultura inovadora está se espalhando organicamente pelo tribunal.

Entre as ações inscritas está a metodologia Cida, desenvolvida na Coordenadoria de Planejamento Estratégico (CPLAN), pela Seção de Avaliação e Planejamento de Eleições (Seaple), para uso na Avaliação das Eleições de 2024. A abordagem utiliza princípios de comunicação não violenta, Design Thinking e Innovation Decision Mapping, criando painéis que orientam os participantes a atuar de modo colaborativo na construção de soluções. Também foi inscrita a iniciativa "TRE-RJ no TikTok: quando a urna eletrônica vira influencer", da Coordenadoria de Comunicação Social, que aprimorou o elo do órgão com o público jovem e obteve alcance recorde para redes sociais da Justiça Eleitoral.

1/ Galeria de imagens

Claudeci de Oliveira, a Claudinha, chefe da recém-criada Seção de Inovação (Seinov), explica que o desafio inicial da unidade está em desmistificar a ideia de que inovação é algo complexo, que envolveria o domínio de tecnologias específicas ou sofisticadas linguagens de programação.

"A inovação está muito mais próxima da rotina do servidor do que ele imagina. Encontrar uma nova maneira, mais eficiente e eficaz, de realizar os processos ou de alcançar melhores resultados é inovar. Tudo parte de detectar uma dor, encontrar uma maneira de tratá-la e implementar uma solução diferente, que possa ter seus resultados acompanhados de modo transparente e mensurável", afirma.

Os esforços para engajar servidores envolvem, além da criação da Seinov, a reformulação do Liods. O laboratório realizou processo seletivo para quatro integrantes temporários, pelo período de dois anos. Nesse tempo, sem afastamento das lotações originais, os servidores selecionados serão capacitados em ferramentas e metodologias de inovação e participarão do processo de desenvolvimento de soluções inovadoras solicitadas por unidades do TRE-RJ.

"Eles dedicarão dois dias do mês exclusivamente às atividades do laboratório, e nesse período apoiarão os projetos, aprendendo na prática metodologias para o desenvolvimento de inovação. O objetivo da rotatividade é a difusão da cultura inovadora por todo o tribunal. Quando o quadro de servidores entender que inovar está ao alcance de todos e que podem atuar diante dos problemas reais do cotidiano, a tendência é que encontremos, cada vez mais, novas e melhores soluções para os problemas institucionais o que resultará em um maior número de práticas e iniciativas inscritas nos prêmios cresça exponencialmente nos próximos anos", avalia Claudinha.

Na edição deste ano, as iniciativas para o prêmio são divididas em duas categorias: ideias inovadoras, para propostas que ainda não entraram em fase de execução ou estão em operação há menos de um ano; e inovações com resultados comprovados, em que as iniciativas precisam estar em atividade há pelo menos um ano, com resultados quantificáveis e previamente cadastradas na plataforma Renovajud.

A participação expressiva do TRE-RJ no prêmio sinaliza que a cultura de inovação não está restrita a setores específicos, tornou-se uma realidade que se espalha por todo o tribunal, impulsionada pela criatividade e dedicação de servidoras e servidores.

Conheça abaixo as iniciativas inscritas pelo TRE-RJ para o 2º Prêmio de Inovação do Poder Judiciário: 

1) Plataforma Radar (Painel para o monitoramento de dados cartorários), Secretaria da Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral (SVPCRE) 

https://renovajud.cnj.jus.br/conteudo-publico?iniciativa=1731

2) Dashboard Registro de Candidaturas de 2024 (Rcand2024), Secretaria da Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral (SVPCRE)

3) Dashboard Prestação de Contas Eleitorais de 2024, Secretaria da Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral (SVPCRE)

4) CIDA (Metodologia colaborativa para implementação de melhorias propostas na Avaliação das Eleições de 2024), Seção de Avaliação e Planejamento de Eleições (Seaple) 

https://renovajud.cnj.jus.br/conteudo-publico?iniciativa=1730

5) Educação e Formação Corporativa para Inovação (TRE-RJ/UFRRJ), Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP)

6) TRE-RJ no TikTok: Quando a Urna Eletrônica Vira Influencer, Coordenadoria de Comunicação Social (Cosoc) 

https://renovajud.cnj.jus.br/conteudo-publico?iniciativa=1469

7) OKRs e Autocuidado: Alinhando Metas e Bem-Estar, iniciativa que utiliza metodologia OKR para promover a saúde de servidoras/es, Seção de Gestão Estratégica (Segest)

https://renovajud.cnj.jus.br/conteudo-publico?iniciativa=1512

8) TRE+Verde (Replantio de espécies nativas de Mata Atlântica em Itaocara), Seção de Gestão Ambiental, Inclusão e Sustantabilidade (Segaia)

https://boaspraticas.cnj.jus.br/pratica/1387

9) Eu Te Vejo! (Para redução da invisibilidade dos terceirizados) - Seção de Inovação e Coordenadoria de Planejamento Estratégico (Seinov/Cplan)

10) Cartilhas em Sala – Integração Pedagógica do Programa Eleitor do Futuro, Escola Judiciária Eleitoral (EJE)

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.