TRE-RJ inscreve 10 projetos no 2º Prêmio de Inovação do Poder Judiciário
Iniciativas desenvolvidas pelos próprios setores mostram que

Dez iniciativas inovadoras de diferentes setores do TRE-RJ foram inscritas no 2º Prêmio de Inovação do Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento busca estimular, disseminar e promover a cultura de inovação no Poder Judiciário, e a Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro se destaca pela quantidade e qualidade das iniciativas apresentadas.
O que torna essas inscrições ainda mais especiais é sua origem: todas as iniciativas nasceram nos próprios setores especializados, não foram concebidas pelas unidades de inovação, embora tenham sido analisadas e chanceladas pelo Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods). Isso demonstra que a cultura inovadora está se espalhando organicamente pelo tribunal.
Entre as ações inscritas está a metodologia Cida, desenvolvida na Coordenadoria de Planejamento Estratégico (CPLAN), pela Seção de Avaliação e Planejamento de Eleições (Seaple), para uso na Avaliação das Eleições de 2024. A abordagem utiliza princípios de comunicação não violenta, Design Thinking e Innovation Decision Mapping, criando painéis que orientam os participantes a atuar de modo colaborativo na construção de soluções. Também foi inscrita a iniciativa "TRE-RJ no TikTok: quando a urna eletrônica vira influencer", da Coordenadoria de Comunicação Social, que aprimorou o elo do órgão com o público jovem e obteve alcance recorde para redes sociais da Justiça Eleitoral.
Claudeci de Oliveira, a Claudinha, chefe da recém-criada Seção de Inovação (Seinov), explica que o desafio inicial da unidade está em desmistificar a ideia de que inovação é algo complexo, que envolveria o domínio de tecnologias específicas ou sofisticadas linguagens de programação.
"A inovação está muito mais próxima da rotina do servidor do que ele imagina. Encontrar uma nova maneira, mais eficiente e eficaz, de realizar os processos ou de alcançar melhores resultados é inovar. Tudo parte de detectar uma dor, encontrar uma maneira de tratá-la e implementar uma solução diferente, que possa ter seus resultados acompanhados de modo transparente e mensurável", afirma.
Os esforços para engajar servidores envolvem, além da criação da Seinov, a reformulação do Liods. O laboratório realizou processo seletivo para quatro integrantes temporários, pelo período de dois anos. Nesse tempo, sem afastamento das lotações originais, os servidores selecionados serão capacitados em ferramentas e metodologias de inovação e participarão do processo de desenvolvimento de soluções inovadoras solicitadas por unidades do TRE-RJ.
"Eles dedicarão dois dias do mês exclusivamente às atividades do laboratório, e nesse período apoiarão os projetos, aprendendo na prática metodologias para o desenvolvimento de inovação. O objetivo da rotatividade é a difusão da cultura inovadora por todo o tribunal. Quando o quadro de servidores entender que inovar está ao alcance de todos e que podem atuar diante dos problemas reais do cotidiano, a tendência é que encontremos, cada vez mais, novas e melhores soluções para os problemas institucionais o que resultará em um maior número de práticas e iniciativas inscritas nos prêmios cresça exponencialmente nos próximos anos", avalia Claudinha.
Na edição deste ano, as iniciativas para o prêmio são divididas em duas categorias: ideias inovadoras, para propostas que ainda não entraram em fase de execução ou estão em operação há menos de um ano; e inovações com resultados comprovados, em que as iniciativas precisam estar em atividade há pelo menos um ano, com resultados quantificáveis e previamente cadastradas na plataforma Renovajud.
A participação expressiva do TRE-RJ no prêmio sinaliza que a cultura de inovação não está restrita a setores específicos, tornou-se uma realidade que se espalha por todo o tribunal, impulsionada pela criatividade e dedicação de servidoras e servidores.
Conheça abaixo as iniciativas inscritas pelo TRE-RJ para o 2º Prêmio de Inovação do Poder Judiciário:
1) Plataforma Radar (Painel para o monitoramento de dados cartorários), Secretaria da Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral (SVPCRE)
https://renovajud.cnj.jus.br/conteudo-publico?iniciativa=1731
2) Dashboard Registro de Candidaturas de 2024 (Rcand2024), Secretaria da Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral (SVPCRE)
3) Dashboard Prestação de Contas Eleitorais de 2024, Secretaria da Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral (SVPCRE)
4) CIDA (Metodologia colaborativa para implementação de melhorias propostas na Avaliação das Eleições de 2024), Seção de Avaliação e Planejamento de Eleições (Seaple)
https://renovajud.cnj.jus.br/conteudo-publico?iniciativa=1730
5) Educação e Formação Corporativa para Inovação (TRE-RJ/UFRRJ), Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP)
6) TRE-RJ no TikTok: Quando a Urna Eletrônica Vira Influencer, Coordenadoria de Comunicação Social (Cosoc)
https://renovajud.cnj.jus.br/conteudo-publico?iniciativa=1469
7) OKRs e Autocuidado: Alinhando Metas e Bem-Estar, iniciativa que utiliza metodologia OKR para promover a saúde de servidoras/es, Seção de Gestão Estratégica (Segest)
https://renovajud.cnj.jus.br/conteudo-publico?iniciativa=1512
8) TRE+Verde (Replantio de espécies nativas de Mata Atlântica em Itaocara), Seção de Gestão Ambiental, Inclusão e Sustantabilidade (Segaia)
https://boaspraticas.cnj.jus.br/pratica/1387
9) Eu Te Vejo! (Para redução da invisibilidade dos terceirizados) - Seção de Inovação e Coordenadoria de Planejamento Estratégico (Seinov/Cplan)
10) Cartilhas em Sala – Integração Pedagógica do Programa Eleitor do Futuro, Escola Judiciária Eleitoral (EJE)