TRE-RJ lança livro comemorativo “Centenário do Palácio da Democracia (1926–2026)”

A obra é resultado da parceria da EJE com professores da UFRJ e a Coordenadoria de Gestão da Memória do Tribunal

A imagem apresenta a capa do livro “Centenário do Palácio da Democracia (1926–2026)” inclinado s...

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) lançará, no próximo dia 9, às 17h, o livro “Centenário do Palácio da Democracia (1926–2026)”, no Grand Hall do edifício-tema da publicação. A obra celebra os 100 anos de inauguração do prédio, atual sede do Tribunal, revisitando seus passado, e é resultado da parceria entre a Escola Judiciária Eleitoral Desembargador Roberto Felinto, pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e servidores da Seção de Gestão da Informação e Memória (Secgim) do TRE-RJ.

O livro narra a trajetória do edifício, da sua construção até os dias atuais. Na década de 1920, período marcado por intensas transformações urbanas no centro do Rio de Janeiro, a então Capital Federal, abria as portas o Banco Alemão Transatlântico, instalado no prédio em 1926. Liquidado pelo governo em um desdobramento da Segunda Guerra Mundial, o prédio passou por mudanças de titularidade, uso e até mesmo descaracterização. Em 2022 foi cedido ao TRE-RJ, tornando-se, após dois anos, o Palácio da Democracia, nova sede da Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro.

A obra evidencia como o Palácio da Democracia se tornou expressão material da própria resiliência democrática brasileira. O livro mostra que, assim como o edifício recuperou seu esplendor após períodos de abandono e descaso, a Justiça Eleitoral também enfrentou desafios, com o seu fechamento no Estado Novo (1937-1945) e ataques recentes,  mas se fortaleceu, consolidando-se como uma das instituições mais respeitadas do país. 

A diretora da EJE do TRE-RJ, desembargadora Maria Helena Pinto Machado, ressalta a relevância histórica e simbólica da obra para o Tribunal e para a sociedade. “Revisitar o passado deste edifício é entender os caminhos que a sociedade percorreu para garantir eleições limpas, transparentes e acessíveis. Este livro cumpre essa missão: reconecta o presente às nossas origens e reafirma o compromisso do TRE-RJ com a preservação da memória, do patrimônio e da confiança pública”, afirma a desembargadora.

O livro nasceu após a realização do painel “Entre o passado e o futuro da Democracia: o Palácio na visão de um flâneur”, que reuniu especialistas para discutir a história e a relevância arquitetônica do edifício. A partir do encontro, os professores André Chevitarese e Victor de Melo (UFRJ), juntamente com o chefe da Seção de Gestão da Informação e Memória (Secgim), Rodrigo Japiassu, e o chefe da Seção de Editorações e Publicações (Sedep), Maurício Duarte, iniciaram a estruturação da obra.

A impressão dos exemplares, em tiragem limitada, foi viabilizada por meio de cooperação com entre o TRE-RJ e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e a versão digital da publicação será disponibilizada ao público na página da EJE , na aba "Publicações".

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.