Revista Justiça Eleitoral em Debate abre chamada de artigos para 2025.2
Dossiê temático abordará inteligência artificial, desigualdades e justiça algorítmica

A revista Justiça Eleitoral em Debate (RJED), periódico científico semestral da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-RJ, está com chamada aberta para submissão de artigos para sua próxima edição do segundo semestre de 2025.
Pesquisadoras e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento são convidados a contribuir com o dossiê temático. O prazo para envio dos trabalhos vai até 15 de outubro de 2025, por meio do portal da revista: https://revista.tre-rj.jus.br/rjed.
As submissões podem ser feitas tanto para o dossiê quanto pelo sistema de fluxo contínuo, que recebe artigos científicos em qualquer época do ano, desde que abordem temas relevantes ao campo do Direito Eleitoral, processo eleitoral ou áreas correlatas, como democracia, cidadania, direitos humanos e instituições.
O dossiê temático busca refletir sobre os impactos da inteligência artificial nas dinâmicas sociais e políticas contemporâneas. A popularização das tecnologias de IA, intensificada a partir do lançamento do ChatGPT em 2022, traz consigo novos desafios: automação opaca, desinformação, exclusão de grupos vulneráveis, precarização do trabalho e riscos à deliberação pública. Por outro lado, as mesmas tecnologias também abrem espaço para experiências sociais emancipadoras e para o fortalecimento da cidadania, desde que submetidas à regulação democrática e ao controle social.
Entre os eixos sugeridos para os artigos estão: desigualdades sociais e curadoria algorítmica; exercício da cidadania política em ambientes digitais; desinformação automatizada e erosão da esfera pública; regulação, ética e direitos no uso da IA.
A RJED adota o sistema OJS para gerenciamento editorial e utiliza o padrão DOI (Digital Object Identifier) para garantir a persistência e a rastreabilidade das publicações.
Dúvidas sobre a submissão podem ser encaminhadas ao e-mail: artigos.eje@gmail.com.
Participe e contribua para o debate crítico e interdisciplinar sobre os rumos da democracia na era digital.