TRE-RJ comemora 100 anos do Palácio da Democracia com obra especial

Resultado da parceria da Escola Judiciária Eleitoral com pesquisadores da UFRJ e o TJRJ, a obra homenageia a memória e a cultura do Rio de Janeiro

A imagem mostra três exemplares de um livro intitulado “Centenário do Palácio da Democracia”, co...

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) lançou, nesta terça-feira (9), o livro “Centenário do Palácio da Democracia (1926–2026)”, no imponente Grande Hall do edifício-tema da publicação. Para o presidente do Tribunal, desembargador Peterson Barroso Simão, além de revisitar o passado do bem público tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), a publicação é uma homenagem à memória e à cultura do Rio de Janeiro.

“Documentar esta jornada centenária não se restringe a preservar a beleza dos acabamentos nobres de uma estrutura deslumbrante. Envolve eternizar a essência de quem somos como instituição”, afirmou o presidente. O lançamento ocorre no ano em que a Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro celebra seus 50 anos de existência. 

A obra que celebra o centenário de inauguração do prédio, atual sede do Tribunal, revisitando seu passado, é resultado de uma parceria entre a Escola Judiciária Eleitoral Desembargador Roberto Felinto, pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Seção de Gestão da Informação e Memória (Secgim) do TRE-RJ.

A diretora da EJE do TRE-RJ, desembargadora Maria Helena Pinto Machado, lembrou que o livro surgiu após a realização do painel “Entre o passado e o futuro da Democracia: o Palácio na visão de um flâneur”, realizado em junho, que reuniu especialistas para discutir a história e a relevância arquitetônica do edifício e o contexto no qual está inserido: o Centro Histórico do Rio de Janeiro. 

A partir do encontro, os professores André Chevitarese e Victor de Melo (UFRJ), ao lado do chefe da Seção de Gestão da Memória (Secgim), Rodrigo Japiassu, e do chefe da Seção de Editorações e Publicações (Sedep), Maurício Duarte, elaboraram a obra.

“E aqui estamos, depois dessa gestação, de junho até agora, finalmente temos essa edição comemorativa, que faz um paralelo histórico e cultural do Rio de Janeiro e da Justiça Eleitoral. Nele há diversos textos e fotografias que instigam muito a conhecer o Rio de antigamente”, destacou a desembargadora. 

1/ Galeria de imagens

Durante a cerimônia, o professor André Chevitarese e os servidores Rodrigo Japiassu e Maurício Duarte também falaram sobre o edifício histórico e foram homenageados com uma placa de agradecimento pela dedicação.

O lançamento do livro contou com a presença do vice-presidente e corregedor, desembargador Claudio de Mello Tavares; do desembargador eleito para o TRE-RJ Fernando Cerqueira Chagas; do vice-diretor da EJE do TRE-RJ, desembargador Bruno Vinícius da Ros Bodart da Costa; das desembargadoras eleitorais Manoela Augusta Martins Dourado e Sylvia Therezinha Hausen; da presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro, juíza Eunice Bitencourt Haddad; e do procurador regional eleitoral, Flavio Paixão de Moura Junior.

As(os) desembargadoras(es) estaduais Denise Vaccari Machado Paes, Fernando Marques de Campos Cabral Filho, Marcia Alves Succi, Mauro Pereira Martins, Regina Helena Fabregas e Carlos Santos de Oliveira (ex-presidente do TRE-RJ); a superintendente de gestão de projetos da Secretária de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas, Thais Lacerda de Azevedo; a superintendente de projetos estratégicos de Obras da Secretária de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas, Carolina dos Santos Duque; o diretor da Escola do Legislativo Carioca da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Rodrigo Dias de Pinho Gomes; a diretora do Museu da Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Silea Santa Rosa Macieira também prestigiaram a cerimônia.

A impressão dos exemplares, em tiragem limitada, foi viabilizada por meio de cooperação entre o TRE-RJ e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e a versão digital da publicação será disponibilizada ao público na página da EJE do TRE-RJ, na aba "Publicações".

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.