Autenticação biométrica reforça segurança nos atendimentos presenciais do TRE-RJ
Eleitor(a) passa a ter a identidade confirmada por meio da confirmação das digitais cadastradas no sistema

Eleitoras e eleitores atendidas(os) nos cartórios eleitorais e Centrais de Atendimento ao Eleitor do Rio de Janeiro têm agora sua identidade confirmada por conferência biométrica durante o atendimento. A autenticação por biometria é etapa obrigatória e prévia para todos os eleitores que já possuem as digitais cadastradas na Justiça Eleitoral.
A nova funcionalidade no sistema de cadastro confere a digital capturada no momento do atendimento com as constantes no cadastro eleitoral, funcionando como autenticação complementar à apresentação de documentos oficiais. A ferramenta foi implementada para elevar o nível de segurança na identificação de cidadãos, evitando operações equivocadas e eventuais fraudes no cadastro eleitoral.
O procedimento de conferência será realizado previamente à formalização dos requerimentos de revisão de dados, transferência de domicílio ou regularização do título. A captura da digital para conferência de identidade só poderá ser dispensada em casos de absoluta impossibilidade, devendo o motivo ser devidamente registrado no sistema pela(o) atendente.
PROTOCOLO DE ATENDIMENTO
Nos casos em que o sistema apresentar uma negativa de autenticação, o procedimento não será interrompido automaticamente, mas servirá como um alerta para a(o) atendente.
Nessas situações, deverá ser realizada uma análise minuciosa, comparando visualmente a foto no sistema com a face da(o) requerente e conferindo detalhadamente os documentos de identificação apresentados para descartar casos de homônimos ou outras inconsistências.
Com essa medida, a Justiça Eleitoral busca não apenas agilizar o atendimento, mas garantir a confiabilidade e segurança da base de dados do eleitorado fluminense.

