Oficinas em dezembro marcam encerramento de ano histórico do TRE Vai à Escola
Iniciativa alcançou realizou 222 ações em 2025, beneficiando mais de 13 mil jovens

O projeto TRE Vai à Escola encerrou o ano com um marco histórico ao registrar o maior número de ações já realizadas em um único ano: 222 atividades em 2025. Com esse resultado, a iniciativa mobilizou 13.450 estudantes, o segundo maior público alcançado desde a criação do programa, e concluiu o calendário anual com a realização de oito atividades neste mês de dezembro.
A iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral Desembargador Roberto Felinto levou, ao longo do ano, magistradas(os) da Justiça Eleitoral a seis estabelecimentos de ensino em todo o estado para ações educativas. As atividades incluíram palestras, simulações de votação e explicações sobre o funcionamento da urna eletrônica.
Em dezembro, 282 estudantes foram alcançados em seis escolas. Ao final de 2025, o projeto ultrapassou a marca de 13 mil estudantes atendidos, consolidando a ampliação de seu alcance e o fortalecimento da educação para a cidadania.
AÇÕES EM DEZEMBRO
No último mês do ano, o projeto TRE Vai à Escola mobilizou cinco magistradas(os), que conduziram palestras e oficinas abordando temas como democracia, importância do voto, cidadania, Constituição Federal e participação política juvenil para 282 alunas(os).
No dia 11, a Escola Municipal Formoso recebeu a juíza Katerine Jatahy Kitsos Nygarrd, da 111ª ZE (Rio das Flores), que palestrou para 15 estudantes sobre cidadania. Ainda nessa data, o magistrado Marcelo Martins Evaristo da Silva, da 123ª ZE (Deodoro), conduziu uma palestra para 100 alunas(os) da Escola Municipal Engenheiro Lafayette de Andrade, abordando os temas democracia e ditadura.
No Itanhangá, o GET Professor Célio Luppareli sediou, no dia 4, duas palestras ministradas pelo juiz Alberto Salomão Júnior, da 179ª ZE, que alcançaram 90 estudantes.
O dia 3 também foi marcado por ações. A Escola Municipal Herval Luiz dos Santos Batista recebeu o juiz Paulo Maurício Simão Filho, da 130ª ZE (São Francisco de Itabapoana), que orientou 28 alunas(os) sobre o exercício do voto. Na mesma data, o magistrado esteve no Centro Educacional São Francisco, onde palestrou para 21 estudantes.
O C.E. José de Lannes Dantas Brandão, em Porciúncula, no Noroeste Fluminense, recebeu a visita no dia 2 do juiz Heitor Carvalho Campinho, da 45ª ZE, que palestrou para 28 alunas(os). Os temas que guiaram a conversa foram “A Democracia pós-1988”, “A Constituição” e “O voto adolescente”.



