Oficinas em dezembro marcam encerramento de ano histórico do TRE Vai à Escola

Iniciativa alcançou realizou 222 ações em 2025, beneficiando mais de 13 mil jovens

Magistrado Marcelo Martins Evaristo da Silva, da 123ª ZE (Deodoro), na Escola Municipal Engenhei...

O projeto TRE Vai à Escola encerrou o ano com um marco histórico ao registrar o maior número de ações já realizadas em um único ano: 222 atividades em 2025. Com esse resultado, a iniciativa mobilizou 13.450 estudantes, o segundo maior público alcançado desde a criação do programa, e concluiu o calendário anual com a realização de oito atividades neste mês de dezembro.

A iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral Desembargador Roberto Felinto levou, ao longo do ano, magistradas(os) da Justiça Eleitoral a seis estabelecimentos de ensino em todo o estado para ações educativas. As atividades incluíram palestras, simulações de votação e explicações sobre o funcionamento da urna eletrônica.

Em dezembro, 282 estudantes foram alcançados em seis escolas. Ao final de 2025, o projeto ultrapassou a marca de 13 mil estudantes atendidos, consolidando a ampliação de seu alcance e o fortalecimento da educação para a cidadania.

AÇÕES EM DEZEMBRO

No último mês do ano, o projeto TRE Vai à Escola mobilizou cinco magistradas(os), que conduziram palestras e oficinas abordando temas como democracia, importância do voto, cidadania, Constituição Federal e participação política juvenil para 282 alunas(os).

No dia 11, a Escola Municipal Formoso recebeu a juíza Katerine Jatahy Kitsos Nygarrd, da 111ª ZE (Rio das Flores), que palestrou para 15 estudantes sobre cidadania. Ainda nessa data, o magistrado Marcelo Martins Evaristo da Silva, da 123ª ZE (Deodoro), conduziu uma palestra para 100 alunas(os) da Escola Municipal Engenheiro Lafayette de Andrade, abordando os temas democracia e ditadura.

No Itanhangá, o GET Professor Célio Luppareli sediou, no dia 4, duas palestras ministradas pelo juiz Alberto Salomão Júnior, da 179ª ZE, que alcançaram 90 estudantes.

O dia 3 também foi marcado por ações. A Escola Municipal Herval Luiz dos Santos Batista recebeu o juiz Paulo Maurício Simão Filho, da 130ª ZE (São Francisco de Itabapoana), que orientou 28 alunas(os) sobre o exercício do voto. Na mesma data, o magistrado esteve no Centro Educacional São Francisco, onde palestrou para 21 estudantes.

O C.E. José de Lannes Dantas Brandão, em Porciúncula, no Noroeste Fluminense, recebeu a visita no dia 2 do juiz Heitor Carvalho Campinho, da 45ª ZE, que palestrou para 28 alunas(os). Os temas que guiaram a conversa foram “A Democracia pós-1988”, “A Constituição” e “O voto adolescente”.

1/ Galeria de imagens
ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.