TRE-RJ acumula premiações e reconhecimentos nacionais em 2025
Tribunal recebeu 12 premiações ao longo do ano, em temas diversos como transparência, inovação, sustentabilidade, comunicação, linguagem acessível e auditoria interna

Ao longo de 2025, o TRE-RJ conquistou 12 premiações e selos de qualidade concedidos por órgãos de controle e instituições privadas, que reconheceram a excelência de gestão em diferentes áreas. Essa trajetória de destaque evidencia o compromisso do Tribunal em temas como inovação, transparência, sustentabilidade, comunicação, acessibilidade e auditoria interna, com ações reconhecidas por instituições como Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e entidades diversas da sociedade civil.
Ao longo de 2025, o TRE-RJ conquistou 12 premiações e selos de qualidade concedidos por órgãos de controle e instituições privadas, que reconheceram a excelência de gestão em diferentes áreas. Essa trajetória de destaque evidencia o compromisso do Tribunal em temas como inovação, transparência, sustentabilidade, comunicação, acessibilidade e auditoria interna, com ações reconhecidas por instituições como Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e entidades diversas da sociedade civil.
Diretora-geral do TRE-RJ, Eline Iris destaca a integração entre as áreas da Justiça Eleitoral fluminense como decisiva para a obtenção de bons resultados simultâneos em temáticas tão distintas, ampliando o impacto das iniciativas implementadas.
“O comprometimento dos servidores e os esforços de cada área produzem avanços incríveis. Mas, com a integração entre os setores, os resultados são potencializados, o que resulta em maior impacto, com agregação de conhecimentos e de visões, ampliando o horizonte trabalhado e criando abordagens inovadoras. Esse é um modelo comum em uma série de soluções desenvolvidas por uma área para tratar desafios institucionais apontados por outras, como sistemas ou campanhas institucionais”, exemplifica.
Em agosto, o TRE-RJ alcançou pela primeira vez 100% de pontuação no Ranking da Transparência do Poder Judiciário de 2025, iniciativa do CNJ que avalia a publicidade de informações institucionais. O Tribunal foi um dos 19 órgãos certificados com nota máxima no país e o único do Rio de Janeiro, reafirmando seu compromisso com a publicidade de atos e o acesso à informação pública. A conquista reflete o esforço contínuo da instituição em garantir que dados e informações relevantes estejam disponíveis de forma clara e acessível à sociedade.
O TRE-RJ também foi agraciado na primeira edição do Selo de Qualidade Eleitoral, promovido pelo TSE. Recebido no dia 10 deste mês, o Selo Ouro é um reconhecimento aos Regionais que alcançam requisitos nos eixos gestão eficiente; inovação e desenvolvimento colaborativo de sistemas; atendimento ao cidadão; transparência, integridade e combate à desinformação; capacitação e desenvolvimento.
Outro prêmio relevante foi o Selo Linguagem Simples 2025, conquistado pelo segundo ano consecutivo. Concedido pelo CNJ em outubro, o reconhecimento destaca os esforços para tornar a comunicação jurídica mais clara e compreensível ao cidadão comum, eliminando jargões técnicos e facilitando o entendimento de decisões, documentos e comunicados oficiais. A iniciativa demonstra a preocupação da instituição em democratizar o acesso à Justiça por meio de uma linguagem mais inclusiva.
BOA PRÁTICA E INOVAÇÃO
Em setembro, duas iniciativas do TRE-RJ foram destaque na 2ª edição do Prêmio de Inovação do Poder Judiciário, também promovido pelo CNJ. O projeto "Eu te vejo!", do Laboratório de Inovação do TRE-RJ (eLaboraRio), concebido para combater a invisibilidade de colaboradores terceirizados, foi o segundo colocado na subcategoria Ideias Inovadoras, enquanto a Plataforma Radar, painel para monitoramento de dados cartorários, da Secretaria da Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral, conquistou o terceiro lugar na subcategoria Inovações com Resultados Comprovados. O Tribunal havia inscrito 10 projetos na competição, demonstrando toda sua capacidade de desenvolver soluções criativas para os desafios da Justiça Eleitoral.
Outra premiação obtida pelo TRE-RJ neste ano foi o Selo Boa Prática CGE/TSE 2024/2025. A Corregedoria Regional Eleitoral do Rio de Janeiro teve duas iniciativas inovadoras reconhecidas durante evento realizado em novembro, em Brasília. A Plataforma Radar e o Codame, ferramenta que divulga ao público dados sobre audiências e cerimônias eleitorais, foram premiadas pela Corregedoria-Geral Eleitoral do TSE como exemplos de excelência e boas práticas que podem ser replicadas por outros tribunais.
Ainda em novembro, o TRE-RJ foi anunciado como vencedor na 6ª edição do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial (J.Ex) 2025, na categoria Executivo de Tecnologia, subcategoria Tribunais Eleitorais. O secretário de Tecnologia da Informação (STI), Michel Kovacs, foi reconhecido no voto popular por conta de iniciativas relacionadas ao desenvolvimento e implementação de soluções tecnológicas que modernizam e aprimoram a prestação jurisdicional e os serviços oferecidos aos cidadãos fluminenses.
O TRE-RJ também conquistou reconhecimento nacional na área de auditoria interna ao receber duas importantes premiações em 2025. Por meio da Secretaria de Auditoria Interna (SAU), o Tribunal obteve o segundo lugar no Prêmio Auditoria de Geração de Valor, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). E, em ação desenvolvida pela SAU em parceria com a Coordenadoria de Comunicação Social, o TRE-RJ foi premiado pelo quarto ano consecutivo pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil), dedicado à conscientização internacional sobre auditoria interna, que reúne empresas e organizações públicas de mais de 170 países.
ENGAJAMENTO DIGITAL E SUSTENTABILIDADE
No quesito sustentabilidade, o TRE-RJ venceu o Prêmio Juízo Verde 2025 na modalidade Boas Práticas, concedido pelo CNJ durante a 3ª edição do evento Judiciário Sustentável. A iniciativa "TRE-RJ + Verde" foi reconhecida como exemplo de inovação na temática ambiental. O projeto promove o replantio de espécies nativas de Mata Atlântica no município de Itaocara, no Noroeste Fluminense. A conquista reforça o compromisso do TRE-RJ com a responsabilidade socioambiental e com práticas sustentáveis em sua gestão.
Na área de Comunicação Social, o TRE-RJ foi reconhecido como o tribunal eleitoral com maior engajamento nas redes sociais em 2024, durante a 3ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, realizado em abril, em Florianópolis-SC. O Tribunal também ficou em terceiro lugar no ranking geral do Poder Judiciário, atrás apenas do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), considerando todos os tribunais do país. Entre os principais destaques produzidos pela Seção de Campanhas e Mídias Sociais está um vídeo tutorial que ensina como votar, publicado no TikTok , que ultrapassou a marca de 6 milhões de visualizações. Um recorde em toda a Justiça Eleitoral.

