Desembargador Claudio de Mello Tavares é o novo presidente do TRE-RJ

A Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral será comandada pelo desembargador Fernando Cerqueira Chagas

A foto mostra o presidente eleito do TRE-RJ,desembargador Claudio de Mello Tavares e o vice-pres...

Em sessão solene realizada nesta terça-feira (16), no Plenário Ministro Waldemar Zveiter, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), no Centro do Rio, o desembargador Claudio de Mello Tavares tomou posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Eleito por aclamação, o magistrado estará à frente da Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro até março de 2027. Durante o período, o novo presidente conduzirá a preparação e a realização das Eleições 2026 em todo o estado.

Em seu discurso, o magistrado destacou o compromisso firme de combater qualquer influência do crime organizado no processo eleitoral. "Não haverá espaço para candidaturas patrocinadas pelo crime organizado. O voto popular é sagrado, não pode ser comprado, coagido, manipulado e distorcido por armas ou por dinheiro ilícito", declarou. O desembargador Claudio Mello destacou que organizações criminosas querem dominar territórios políticos e escolher representantes do povo. “Isso não acontecerá sob a minha presidência", garantiu. 

Para enfrentar essa ameaça, o novo presidente do TRE-RJ anunciou coalizão reunindo instituições como  Ministério Público Federal, Ministério Público do Rio de Janeiro, Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e a Justiça Eleitoral, para identificar e impedir candidaturas ligadas ao crime, enfatizando o compromisso de indeferir registros de candidaturas que se revelem vinculados a organizações criminosas ou milícias. “Tudo sempre será feito com base na lei e no devido processo legal, mas também com coragem institucional”, afirmou. 

Cerimônia de posse

O combate à desinformação também foi destacado como prioridade. "Vivemos tempos em que uma mentira bem construída pode dar a volta ao mundo antes que a verdade tenha tempo de sair de casa", alertou. Claudio Mello anunciou ainda a criação de um grupo especializado para combater crimes cibernéticos eleitorais e o mapeamento de locais de votação sujeitos a interferências externas. "Onde houver risco, mudaremos o local de votação. A urna eletrônica é segura. Mas o entorno dela precisa ser igualmente seguro", declarou. 

O desembargador reafirmou que o voto livre é a própria democracia e incentivou cidadãos a realizarem o cadastramento biométrico. Atualmente, cerca de 2,5 milhões de eleitores fluminenses ainda não fizeram a coleta das digitais nas Zonas Eleitorais e Centrais de Atendimento ao Eleitor, o que precisa ser feito até o dia 6 de maio de 2026.

NOVO VICE-PRESIDENTE E CORREGEDOR  

Na solenidade, o desembargador Fernando Cerqueira Chagas tomou posse como membro do TRE-RJ e assumiu a Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral. "A Justiça Eleitoral exerce o mais importante dos direitos republicanos: o direito de cada cidadão expressar livremente a sua vontade por meio do voto", afirmou. O magistrado ressaltou que "a responsabilidade do cargo impõe a busca da prestação de serviço público eficiente, acessível e confiável" e anunciou que a Corregedoria trabalhará com base em cinco eixos estratégicos de gestão: excelência no atendimento ao eleitor, governança operacional das zonas eleitorais, segurança do processo eleitoral, integração institucional e formação de magistrados e servidores.

Sobre a preparação para as Eleições 2026, o novo corregedor enfatizou o enfrentamento das narrativas falsas e a prevenção de interferências ou ações criminosas, especialmente em áreas de risco, além do estabelecimento de diálogo com as instituições participantes do processo eleitoral e comunicação direta e transparente com governo, partidos, candidatos e sociedade, como as principais diretrizes. “Não existe propósito maior do que a proteção da soberania popular", concluiu.

1/ Galeria de imagens

AUTORIDADES PRESENTES 

Estiveram presentes na cerimônia o  prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; o presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, vereador Carlo Caiado; o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Couto de Castro, além de membros titulares e substitutos da Corte Eleitoral fluminense, o secretário estadual da Casa Civil, Nicola Miccione; o senador Carlos Portinho; a deputada estadual Tia Ju, segunda vice-presidente da Alerj, o corregedor da Alerj, deputado estadual Chico Machado, o procurador regional eleitoral Flávio Paixão de Moura Júnior; o comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional, o major-brigadeiro do ar Rodrigo Fernandes Santos; o procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Antônio José Campos Moreira; a presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), juíza Eunice Bitencourt Haddad; o procurador-geral da Procuradoria-Geral do Estado, Renan Miguel Saad e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Márcio Pacheco. 

Também prestigiaram a posse o defensor público-geral do estado, Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão; a presidente do conselho seccional fluminense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ), Ana Tereza Basílio; o assessor de relações institucionais do Comando Militar do Leste, general de brigada Ernesto de Lima Gil; a defensora pública chefe da segunda categoria da Defensoria Pública da União no Rio de Janeiro, Taisa Bittencourt Leal Queiroz e o deputado estadual André Correa; o procurador-chefe da Procuradoria Regional da União da 2ª Região, Glaucio de Lima e Castro e o procurador-geral da Procuradoria Geral do Município do Rio de Janeiro (PGM), Daniel Bucar Cervasio. 

Ex-presidentes do TRE-RJ, os(as) desembargadoras(es) Claudio Luis Braga dell’Orto, Carlos Santos de Oliveira; Cláudio Brandão de Oliveira; Elton Leme, Luiz Zveiter, Jacqueline Lima Montenegro, Edson Aguiar de Vasconcelos, Henrique Carlos de Andrade Figueira e João Ziraldo Maia também estiveram presentes.

A cerimônia de eleição e posse pode ser acessada no canal TV TRE-RJ no YouTube. 

DESEMBARGADOR CLAUDIO DE MELLO TAVARES

O desembargador Claudio de Mello Tavares é bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes. Em 1998, tomou posse como desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). Entre 2004 e 2005 foi conselheiro da Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj).

O magistrado atuou como corregedor-geral da Justiça no biênio de 2017-2018 e foi o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro no biênio 2019-2020. De março a dezembro de 2025 exerceu a Vice-presidência e Corregedoria Regional Eleitoral desta Justiça especializada fluminense. 

É membro da Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais e do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), e autor do livro "Da União Livre à União Estável - Aspectos do Concubinato", publicado em 2017, e do livro  "Impeachment de Governador de Estado: a formação do Tribunal Misto", de 2024, em coautoria com o juiz Fábio Ribeiro Porto.

FERNANDO CERQUEIRA CHAGAS

Fernando Cerqueira Chagas é formado em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Direito e Justiça, pela Universidade Estácio de Sá, e doutor em Direito das Cidades, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), possui especialização em Técnica Jurídica e Compliance, pela Universidade de Salamanca, na Espanha.

Ingressou na magistratura fluminense em 1992, e tornou-se desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro em 2011.

Na Justiça Eleitoral, integrou o Colegiado do TRE-RJ, como membro substituto, na classe de desembargadores estaduais, de 2015 a 2017. Atualmente é conselheiro da Escola Judiciária do TRE-RJ. Ainda no âmbito eleitoral, é presidente do Fórum de Direito Eleitoral e Político da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep) e professor do curso de especialização em Direito Eleitoral, da Uerj.

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.