TRE-RJ participa de audiência pública de metas da Justiça Eleitoral para 2026

Atividade ocorreu em Florianópolis-SC e reuniu representantes de 14 Regionais

foto posada dos participantes, cerca de 30 pessoas, que estão alinhadas em duas fileiras, em sua...

O TRE-RJ participou, nesta segunda-feira (28), de audiência pública conjunta para debater propostas para a formulação das Metas Nacionais da Justiça Eleitoral para o ano de 2026, ano de eleições gerais. O evento foi conduzido pelo TRE-SC, sob coordenação do TRE-SP, com a participação de outros 12 Regionais.

A juíza Daniele Lima Pires Barbosa, gestora de metas no TRE-RJ, destacou algumas das ações desenvolvidas em 2024 pela Justiça Eleitoral fluminense, com o objetivo de buscar o aprimoramento da prestação jurisdicional. Estão entre elas o desenvolvimento de painéis de BI (Business Inteligence) e a capacitação de servidoras(es) de unidades do Tribunal, voltada para o letramento em dados. As medidas tiveram como objetivo ajudar na interpretação de métricas e indicadores judiciais, além de facilitar a priorização de ações.

A magistrada destacou ainda a parceria com o Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCM-Rio), que proporcionou auxílio de técnicos na análise de prestação de contas de candidatos, e a execução do projeto Lab26, junto ao laboratório de inovação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A iniciativa, voltada ao aprimoramento da gestão cartorária, levou à redução de mais de 40% do acervo processual do cartório da 26ª Zona Eleitoral (Nova Friburgo, Região Serrana).  

1/ Galeria de imagens

Durante o evento foram discutidas as quatro metas nacionais do Poder Judiciário aplicáveis à Justiça Eleitoral: julgar mais processos que os distribuídos durante o ano; julgar processos mais antigos; priorizar o julgamento dos processos relativos aos crimes contra a Administração Pública, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais; e estimular a inovação no Poder Judiciário, por meio da efetivação de um projeto proveniente do laboratório de inovação.

Além dos tribunais do Rio, de São Paulo e de Santa Catarina, participaram da audiência pública os TREs de Acre, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Durante o evento, os representantes da cada regional e da sociedade civil tiveram a oportunidade de se manifestar, contribuindo com sugestões, críticas ou comentários sobre as propostas de Metas Nacionais para a Justiça Eleitoral em 2026.

As propostas apresentadas na audiência pública serão registradas e avaliadas ao longo do processo de construção das metas nacionais 2026, que se encerra com a realização do 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, previsto para o fim do ano

Crédito da foto: TRE-SC

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.