Programa "TRE vai à Escola" alcança mais de 2 mil estudantes da Capital e do interior fluminense
Mais de 20 ações foram realizadas entre os dias 6 e 30 de agosto
O programa "TRE vai à Escola", idealizado pela Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ), realizou 27 ações em instituições do estado no mês de agosto. As palestras ministradas por juízas(es) eleitorais e chefes de cartórios alcançaram 2.106 estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, nas redes pública e privada.
No último dia 30, o programa esteve no Colégio Estadual Collechio, em Magalhães Bastos, na Capital, onde o juiz Leonardo Grandmasson Ferreira Chaves, da 238ª ZE, conversou com 80 alunas(os) sobre os três poderes da República.
No dia 29, a juíza Raquel de Oliveira, da 242ª ZE (Campo Grande, Capital), visitou 180 estudantes do Colégio Adventista de Campo Grande e tratou sobre as próximas eleições municipais, que irão ocorrer no dia 6 de outubro.
No mesmo dia, em Duque de Caxias, o juiz Maxwel Rodrigues da Silva, da 200ª ZE, foi ao Instituto de Educação Governador Roberto Silveira. Para uma plateia de 200 alunas(os), o magistrado abordou a questão da responsabilidade e ética no voto.
Em São Gonçalo, a juíza Thereza Cristina Nara da Fontoura Xavier, da 69ª ZE, esteve na Escola Municipal Barão de São Gonçalo e no Colégio Pendotiba LTDA também no dia 29. A magistrada abordou o assunto democracia e a importância do voto para 57 estudantes.
No dia 27, 40 alunas(os) do Ciep Claudio Manoel da Costa receberam palestra da juíza Luciana Losada Albuquerque Lopes, da 246ª ZE (Santa Cruz), e da promotora Luciana Rodrigues. O tema abordado foi "Os três poderes da República, Justiça Eleitoral e urna eletrônica".
No dia 26, também na Capital, o juiz Jansen Amadeu do Carmo Madeira, da 122ª ZE (Campo Grande) e o servidor Alexander Lopes da Rocha estiveram na Escola Municipal Baltazar Lisboa, onde conversaram com 180 estudantes sobre democracia, Justiça Eleitoral, os três poderes da República, urnas eleitorais e fake news.
Em Itaocara, no Noroeste Fluminense, o juiz Rodrigo Rocha de Jesus, da 106ª ZE, visitou a Faculdade Santo Antônio de Pádua (Fasap). Participaram da palestra, cuja temática foi "Responsabilidade e ética no voto", 337 estudantes.
No dia 19, no Colégio Estadual Professor Clóvis Monteiro, o juiz José de Arimatéia Beserra Macedo, da 169ª ZE (Higienópolis, Capital), ministrou a palestra "Por que e como tirar o título de eleitor?" para 23 alunas(os).
No dia 15, em Duque de Caxias, 150 estudantes do Serviço Social da Indústria (Sesi) receberam o juiz Maxwel Rodrigues da Silva, da 200ª ZE. O tema proposto foi "Responsabilidade e ética no voto".
No dia 13 ocorreram oito ações, sendo quatro na Capital, três na Baixada Fluminense e uma na Região Serrana. Na cidade do Rio, o juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza, da 9ª ZE (Barra da Tijuca), visitou 161 alunas(os) da Escola Municipal Frei Gaspar e da Escola Municipal Frederico Trotta. Em ambas as instituições conversou sobre a segurança das urnas eletrônicas.
Em Campo Grande, na Zona Oeste da cidade, a juíza Telmira de Barros Mondego, da245ª ZE, visitou o Centro Interescolar Estadual Miécimo da Silva e o Ciep Ginásio Público Mário Quintana. A magistrada abordou os assuntos democracia e os três poderes, para 170 estudantes.
Em Nilópolis, na Baixada Fluminense, 172 alunas(os) do Colégio Aydano de Almeida e do Santa Mônica Rede de Ensino receberam a juíza Daniella Santos Botelho, da 221ª ZE, e o chefe do cartório, Renato Quintino Mouta. O assunto escolhido para a palestra foi "Conscientização em relação à cidadania, democracia e ao processo eleitoral do nosso país".
No município de São João de Meriti, a juíza Paloma Rocha Douat Pessanha, da 186ª ZE, esteve no Colégio Estadual Professor Murilo Braga e abordou o tema "Política para quê", para 70 estudantes.
Em Conceição de Macabu, na Região Serrana, o juiz da 51ª ZE, Wycliffe de Melo Couto, e o chefe do cartório, Marcos Elias Massena Vieira, estiveram no Ciep 271 - José Bonifácio Tassara, onde 80 alunas(os) participaram do programa. O tema tratado foi "Segurança nas urnas e temas variados em relação às eleições".
No dia 8, quatro ações foram realizadas na Capital. No Colégio e Curso Progressão - Unidade II, 60 estudantes receberam o juiz Marcello Rubioli, da 188ª ZE (Irajá). O assunto em questão foi "Democracia e a importância do voto".
O juiz Pedro Antonio de Oliveira Junior, da 5ª ZE (Copacabana), esteve no Colégio Mallet Soares e no Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral. Ao todo, 110 alunas(os) participaram da palestra "A importância do voto" nas duas instituições de ensino.
No dia 6, as atividades foram iniciadas nos municípios de Niterói e Casimiro de Abreu. Na Escola Liceu Nilo Peçanha, 45 alunas(os) participaram da conversa com o chefe da 71ª ZE (Niterói), Paulo Carlos Santos Franco, que falou sobre o processo eleitoral.
Na mesma data, o juiz Rafael Azevedo Ribeiro Alves, da 50ª ZE (Casimiro de Abreu), ministrou a palestra "Democracia, voto e temas conexos", para 101 estudantes do Centro Educacional Batista.