Justiça Itinerante do TRE-RJ faz atendimento em Macaé

Serviços eleitorais foram prestados durante mutirão AcessaJus, organizado pelo TRF2

Foto colorida dos guichês de atendimento do TRE-RJ na ação social. Separados por uma mesa, a ima...Justiça Itinerante do TRE-RJ faz atendimento em Macaé

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) participou, nesta quinta-feira (7), do mutirão AcessaJus, realizado em Macaé, no Noroeste Fluminense. Cinco guichês da Justiça Eleitoral itinerante atenderam mais de cem eleitoras e eleitores durante a ação socioassistencial organizada pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2). O atendimento aconteceu no CIEP 393 Prefeito Carlos Emir Mussi, das 9h às 15h. 

A ação mobilizou 19 servidoras(es) e colaboradoras(es) do TRE-RJ. Uma delas foi a chefe da 254ª Zona Eleitoral, Brunella Pagotto, que acredita que ações desse tipo servem para aproximar o TRE-RJ de eleitoras e eleitores. "A gente acaba atendendo pessoas em situação de vulnerabilidade social, que talvez não fossem ao cartório", disse Brunella. 

Durante o atendimento os participantes puderam solicitar serviços eleitorais como emissão do título de eleitor, transferência de domicílio eleitoral, quitação de multa por ausências às urnas e obtenção de certidões. Eleitoras e eleitores também aproveitaram para fazer a coleta dos dados biométricos.

Biometria

Para saber se tem ou não a biometria coletada pela Justiça Eleitoral, o eleitor ou a eleitora deve fazer a consulta no site do TRE-RJ. Para quem já tem a biometria cadastrada, mas precisa fazer alguma alteração no cadastro ou regularizar o título, basta acessar o serviço on-line no site do TRE-RJ. 

Aquelas pessoas que ainda não têm a biometria coletada pela Justiça Eleitoral podem comparecer a qualquer uma das 165 zonas eleitorais (cartórios) e 18 Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs) do estado, nos dias úteis, das 11h às 17h. Para ter os dados biométricos coletados, é necessário apresentar documento oficial com foto, como RG, e comprovante de residência. 

Com a biometria, na hora da votação, a eleitora ou o eleitor será identificado pela urna eletrônica por meio do reconhecimento de sua impressão digital. O sistema biométrico proporciona maior segurança ao processo eleitoral. As digitais coletadas garantem que cada pessoa seja única no Cadastro Eleitoral, afastando a possibilidade de um eleitor se passar por outro na hora de votar.

Acesso rápido