Mais de 1.200 estudantes participam das atividades do "TRE vai à escola" no mês de abril

Onze zonas eleitorais comandaram ações do programa em sete cidades do estado

A juíza eleitoral está de pé e conversa com um grupo de jovens. Ao fundo, uma tela exibe um slid...

Durante o mês de abril, mais de 1.200 estudantes de escolas públicas e particulares participaram das atividades do programa "TRE vai à Escola", promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ). Ao todo, 11 zonas eleitorais comandaram as ações do programa, que foram realizadas em sete cidades do estado. Além de acompanhar palestras sobre cidadania e participação política, todos os jovens tiveram a oportunidade de participar de uma oficina com urnas eletrônicas.

O dia 26 de abril foi o mais movimentado do mês, com duas zonas eleitorais levando as atividades a estudantes de quatro escolas. A juíza da 26ª ZE (Nova Friburgo), que também é juíza da Vara de Infância e Juventude da comarca, conversou com 37 jovens internos do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) sobre direitos políticos e a atuação da Justiça Eleitoral. As atividades do programa da EJE-RJ foram realizadas no Colégio Estadual Gildo Cândido da Silva. 

Na mesma data, o juiz da 211ª ZE (São Conrado, Capital), Carlos Eduardo Carvalho de Figueiredo, conversou com 180 alunos(as) do Ciep Ayrton Senna da Silva sobre as razões para se tirar o título de eleitor, além de explicar como fazê-lo.

A juíza da 125ª ZE (Santa Cruz, Capital), Maria Paula Gouvêa Galhardo, conversou com estudantes de duas escolas no dia 29 de abril. Oitenta alunos(as) do Ginásio Experimental Princesa Isabel e 56 da Escola Municipal Fernando de Azevedo conversaram com a magistrada sobre a importância da democracia. 

Estudantes de Cabo Frio, na Região dos Lagos, acompanharam as atividades do programa nos dias 16 e 17 de abril. Quarenta e cinco alunos(as) do Instituto Federal Fluminense (IFF) participaram de um bate-papo sobre democracia, voto e urnas eletrônicas com a juíza da 256ª ZE, Luciana Cesário de Mello Novaes, no dia 17. Na véspera, a magistrada já havia conversado com 32 alunos(as) da Escola Estadual Aspino Rocha, na Gamboa.

Também no dia 16, desta vez em Volta Redonda, cidade do Médio Paraíba, 120 alunos(as) do Colégio Estadual Niterói, no bairro de São Cristóvão, acompanharam palestra do chefe da 131ª ZE, Renato Nora Coelho, sobre cidadania e voto consciente. No dia 2 de abril foi a vez de 78 estudantes do Colégio Espaço Verde, em Vila Santa Cecília, também em Volta Redonda, conversarem com Renato. Dessa vez, o tema foi a eleição de representantes de turma. Nos dois dias as atividades foram acompanhadas pelo juiz da zona eleitoral, Roberto Henrique dos Reis.

1/ Galeria de imagens

Os cartórios eleitorais de Campo Grande (120ª ZE) e Vila Kennedy (230ª ZE), ambas na Capital, também levaram as atividades do "TRE vai à Escola" a estudantes da região. No dia 12 de abril, a juíza da 120ª ZE, Daniela Barbosa Assumpção de Souza, conversou com 67 estudantes do Colégio Estadual Irineu José Ferreira e 45 alunos(as) do Colégio Estadual Professora Jeannette de Souza Coelho Mannarino sobre democracia e os três poderes da república.

Já o juiz da 230ª ZE (Vila Kennedy), Paulo Roberto Sampaio Jangutta, conversou com 157 alunos(as) da Escola Municipal Albert Einstein no dia 11 de abril. O bate-papo girou em torno da participação política.

Em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, duas escolas receberam as atividades do "TRE vai à escola". No dia 9 de abril, 60 estudantes da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças conversaram com o juiz Maurício dos Santos Garcia, da 107ª ZE, sobre participação política. O mesmo tema foi abordado em palestra do magistrado para 90 alunos(as) do Colégio Estadual 10 de Maio, no dia dois de abril.

No dia 5 de abril, zonas eleitorais de duas cidades levaram as atividades do programa a mais de 180 estudantes. Na Capital, 124 alunos(as) do Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral, no Jardim Botânico, conversaram com a juíza Vanessa de Oliveira Cavalieri, da 162ª ZE (Rio de Janeiro/Parada de Lucas), sobre a importância da democracia.

Já em Areal, no Centro-Sul Fluminense, 60 alunos(as) do Colégio Estadual Mariano Procópio, participaram de uma conversa com a juíza da 174ª ZE (Três Rios e Areal), Mara Grumbach Mendonça, sobre a participação política dos jovens.

No dia 1º de abril, em Guapimirim, na Região Metropolitana, o juiz Rafael Tavares Bekner Correa, da 149ª ZE, levou as atividades do "TRE vai à escola" para duas instituições da região. Na Escola Municipal Maximino José Pacheco, no Centro, 18 estudantes conversaram com o magistrado sobre a importância da democracia e da Justiça Eleitoral. Já na Escola Municipal Professora Iza Junger Pacheco, no Vale do Jequitibá, 33 jovens participaram da conversa com o magistrado.

ícone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido