"TRE vai à Escola" realiza ações em 17 instituições de ensino em maio

Projeto da EJE-RJ alcançou cerca de 1.600 estudantes

Descrição da imagem principal: No centro, o juiz Carlos Manuel Barros do Souto, que veste um ter...
Projeto esteve na Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Profª Cleusa Fortes de Pinho Jordão, em Angra dos Reis

O programa socioeducativo “TRE vai à Escola”, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ), realizou ações em 17 instituições de ensino nas Regiões Metropolitana, Norte e Centro-Sul Fluminense, no mês de maio. As palestras ministradas por juízes eleitorais alcançaram cerca de 1.600 estudantes dos ensinos Médio e Fundamental.

No último dia 28, as atividades aconteceram na Capital, São João de Meriti e Angra dos Reis, onde os magistrados abordaram temas como democracia, os três Poderes da República e o funcionamento da Justiça Eleitoral.

Na Escola Municipal Professora Lígia da Silva França, 45 alunos assistiram à palestra da juíza da 88ª ZE (São João de Meriti), Renata Travasso Medina de Macedo, e participaram de uma oficina com urnas e simulações de voto. Já o juiz da 176ª ZE (Capital - Irajá), André Ricardo Franciscis Ramos, ministrou palestra para 62 alunos, na Escola Municipal Barros Hurtado, em Cordovil. Em Angra dos Reis, o juiz da 147ª ZE, Carlos Manoel do Souto, esteve no CIEP Brizolão 055 - João Gregório Galindo, onde falou para 120 alunos.

No dia 27, o projeto esteve em Teresópolis, no Colégio Estadual Euclydes da Cunha. Na ocasião, o servidor Pedro Henrique de Moura Oliveira palestrou acompanhado da juíza da 195ª ZE, Vania Mara Nascimento Gonçalves, para 190 estudantes, sobre cidadania e democracia.

No dia 23, mais de 50 alunos da Universidade Estácio de Sá receberam a juíza da 192ª ZE (Capital - Ilha do Governador), Camilla Prado, o analista judiciário Daniel Paiva e a voluntária do programa Ana Lucia. A magistrada e servidoras(es) estiveram também no Colégio Brigadeiro Newton Braga, na Ilha do Governador, no dia 21, onde palestraram para cerca de 150 estudantes.

No dia 22, a juíza da 128ª ZE (Duque de Caxias), Andréa Barroso Silva, visitou o Colégio Estadual Barão de Mauá, e falou com 50 alunas(os) sobre cidadania e eleições. Na mesma data, o juiz da 56ª ZE (Mendes), Felipe Consonni Fraga, esteve no Colégio Estadual Professor Aragão Gomes, onde 130 alunos o acompanharam.

1/ Galeria de imagens

No dia 21, o “TRE vai à Escola” visitou mais cinco instituições de ensino. Na cidade do Rio, o juiz da 219ª ZE (Capital - Rocha Miranda), Antônio Aurélio Abi-Ramia Duarte, esteve na Escola Municipal João Neves da Fontoura, em Rocha Miranda, e na Escola Municipal Monte Castelo, em Coelho Neto. As três palestras realizadas contaram com a participação de intérprete de libras, e alcançaram cerca de 280 alunas(os). Na mesma data, o juiz da 147ª ZE (Angra dos Reis), Carlos Manoel do Souto, palestrou para 192 alunos da Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Profª Cleusa Fortes de Pinho Jordão.

Ainda no dia 21, o juiz da 233ª ZE (Capital, Padre Miguel), Marcelo Oliveira da Silva, ministrou na Escola Municipal Nicarágua, em Realengo, e no Colégio Estadual Leopoldina da Silveira, em Bangu. O magistrado conversou com cerca de 96 estudantes a respeito do Estado Democrático de Direito.

Em São Fidélis, cerca de 90 alunas(os) do Colégio Estadual Elvídio Costa e do Centro de Educação Aplicada São Fidélis assistiram à uma palestra que o juiz Otávio Mauro Nobre, da 35ª ZE, ministrou no dia 15, sobre democracia. No mesmo dia, 160 alunas(os) acompanharam a palestra do juiz da 131ª ZE (Volta Redonda), Roberto Henrique dos Reis, no Colégio Estadual Barão de Mauá.

No dia 16, a Escola Municipal Paulo Kokpe, recebeu a juíza da  74ª ZE (Engenheiro Paulo de Frontin), Denise Saluma Amaral do Nascimento, que ministrou palestra para 36 alunas(os).



ícone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido