TRE-RJ sobe para a 7ª posição no ranking de sustentabilidade da Justiça Eleitoral

De acordo com balanço do CNJ, Tribunal galgou 3 posições entre os regionais do país desde a última medição

fundo verde; à esquerda, arte de uma árvore; à direita, texto “7º Balanço de Sustentabilidade do...

O TRE-RJ alcançou a 7º posição no ranking de sustentabilidade da Justiça Eleitoral, de acordo com o 7º Balanço de Sustentabilidade do Poder Judiciário, publicado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no último dia 23. O TRE do Rio saltou 3 posições em relação ao balanço de 2022, registrando um aumento de 10 pontos percentuais no índice de desempenho de sustentabilidade (IDS), que passou de 66% para 76,2%.

O IDS é um indicador sintético, medido entre os 27 tribunais da Justiça Eleitoral, que avalia o resultado combinado de vários indicadores relacionados a práticas sustentáveis, como destinação de material para reciclagem, além de racionalização no gasto de papel e consumo de água e energia, entre outros itens.

A chefe da seção de Desenvolvimento Estratégico Sustentável do TRE-RJ, Isabella Feijó, destaca que as principais medidas para a melhora dos índices de desempenho foram a diminuição no consumo de copos de plásticos e o uso de energia solar em imóveis do Tribunal.

O IDS referente aos copos de plásticos compara o consumo em anos eleitorais e não-eleitorais. “Em 2020 foram consumidos 2.786 centos de copos plásticos. Em 2022, somente 356 centos, quantitativo oito vezes menor”, comemora.

Já a diminuição do consumo de energia foi devido à ativação do sistema fotovoltaico na unidade administrativa da Rodrigues Alves, e nas 169ª e 204ª Zonas Eleitorais, no Centro do Rio, no início de 2022. “Possibilitaram redução de 30% no consumo de energia nos locais”, afirma Feijó.

Melhoria progressiva

No balanço de 2022 (referente a 2021), o TRE-RJ já havia subido 16 posições no ranking. Entre os quesitos que contribuíram para a melhoria do IDS naquele ano, também estiveram o consumo per capita de copos descartáveis, bem como de água e energia. “São os indicadores de maior peso”, explica.

Isabella aponta perspectivas positivas para os balanços de sustentabilidade do próximo ano, com base em iniciativas em andamento no Tribunal. Ela destaca o indicador que mede o quantitativo de impressoras per capita de servidoras e servidores. “Diversas unidades identificaram e sanearam excedentes de equipamentos neste ano, e os resultados devem se refletir no balanço de 2024”, diz.

Outra medida que também deverá impactar positivamente, segundo Isabella, é a troca do sistema de telefonia para a tecnologia VoIP, mais moderna e econômica. A tecnologia permite realizar chamadas de voz utilizando redes de dados internas e a internet. Assim, o gasto com telefonia, que também é critério para avaliação de sustentabilidade, deverá sofrer redução.

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.