Nota de pesar: Sepúlveda Pertence (1937- 2023)
Ex-ministro do STF e do TSE faleceu no domingo (2)

Com profundo pesar e tristeza, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) recebeu a notícia do falecimento do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) e ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Sepúlveda Pertence, aos 85 anos, neste domingo (2).
O ministro Pertence exerceu a Presidência do TSE em dois momentos, de 1993 a 1994 e de 2003 a 2005. Foi durante a primeira gestão do ministro Pertence que a Justiça Eleitoral garantiu o direito ao voto aos jovens que completam 16 anos até a data da eleição. Ele também possibilitou a criação de uma base que permitiu a implementação do voto eletrônico no país nos anos que se seguiram.
Pertence foi responsável por criar uma rede nacional da Justiça Eleitoral, que permitiu transmitir a alguns centros regionais as apurações de cada seção, de cada município. Em 1994, fez-se, na gestão do ministro Sepúlveda Pertence, pela primeira vez, a totalização das eleições gerais pelo computador central, no TSE.
Neste momento de dor, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, desembargador João Ziraldo Maia, em nome de toda a Justiça Eleitoral fluminense manifesta condolências e solidariza-se com parentes e amigos.
Com informações do TSE