Brasão

Tribunal Regional Eleitoral - RJ

Diretoria Geral

Secretaria de Administração

Coordenadoria de Gestão Documental, Informação e Memória

RESOLUÇÃO TRE-RJ Nº 654, DE 29 DE JUNHO DE 2006.

Dispõe sobre a utilização do sistema de transmissão eletrônica de dados e imagens por fac-símile para a prática de atos processuais.

O TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO, no uso das suas atribuições legais e regimentais e, ainda,

CONSIDERANDO o disposto naLei 9.800, de 26 de maio de 1999, que permite às partes a utilização de sistema de transmissão de dados para a prática de atos processuais;

CONSIDERANDO que a Resolução no 21.711/04-TSE, que regulamenta a matéria no âmbito do Tribunal Superior Eleitoral, autoriza que os Tribunais Regionais adotem os procedimentos previstos naquela Resolução, respeitada sua sistemática e seus parâmetros;

CONSIDERANDO a necessidade deste Tribunal estabelecer normas internas referentes à utilização, pelas partes, do sistema de transmissão de dados via fac-símile;

RESOLVE

Art. 1°. Fica autorizada a utilização de sistema de transmissão eletrônica de dados e imagens por fac-símile para a prática de atos processuais, exclusivamente através dos aparelhos instalados na Coodenadoria de Comunicações deste Tribunal, dos documentos destinados à Secretaria Judiciária deste Tribunal, sem prejuízo das formas convencionais existentes.

Art. 1°. Fica autorizada a utilização de sistema de transmissão eletrônica de dados e imagens por fac-símile para a prática de atos processuais, exclusivamente através dos aparelhos instalados na Seção de Protocolo e Expedição deste Tribunal, dos documentos destinados à Secretaria Judiciária deste Tribunal, sem prejuízo das formas convencionais existentes. (Redação dada pela Resolução TRE-RJ nº 887/2014).

Art. 2°. O recebimento de documentos destinados a outras unidades ficará a cargo das mesmas, no que concerne às suas competências. Caso haja necessidade de protocolização, as unidades deverão solicitar o procedimento através de despacho prévio constante na cópia do documento.

Art. 3°. As petições transmitidas via fac-símile são admitidas, observadas as seguintes condições:

I - endereçamento ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro;
II- assinatura do advogado da parte ou do interessado;
III- tratando-se de petição intermediária ou recursal, será necessário inserir as informações relativas aos autos: classe e número do processo.

Art. 4°. O recebimento de petições por fac-símile dar-se-á, exclusivamente, das 11 às 19 horas, observado o horário de Brasília.

Art. 4°. O recebimento de petições por fac-símile dar-se-á, exclusivamente, das 11 às 19 horas, observado o horário de Brasília, de forma automatizada e sem qualquer interferência dos servidores da Seção de Protocolo e Expedição deste Tribunal. (Redação dada pela Resolução TRE-RJ nº 887/2014).

§ 1° Quando a transmissão de petições se iniciar antes das 19 horas e terminar após esse horário, tal fato será certificado no verso da petição e o documento será protocolizado no dia útil subsequente. - (Revogada pela Resolução TRE-RJ nº 887/2014).

§ 2° Será considerado, para fins de atendimento do prazo processual, o horário de início da transmissão certificada no documento, desde que ela se complete sem interrupção. 

§ 2° Será considerado, para fins de atendimento do prazo processual, o horário contido na mensagem eletrônica gerada pela ferramenta fax corporativo. (Redação dada pela Resolução TRE-RJ nº 887/2014).

§ 3° Havendo divergência entre a data ou o horário do recebimento no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro e a data ou o horário registrado pelo aparelho do remetente na petição transmitida, o fato será certificado no próprio documento, prevalecendo o do TRE/RJ

§ 4° Ao remetente valerá como comprovante de transmissão o relatório expedido pelo aparelho de fac-símile, exclusivamente quanto a endereçamento telefônico.

§ 5° A Seção de Protocolo e Expedição deste Tribunal a partir do recebimento do arquivo, providenciará sua impressão e aporá carimbo próprio no verso da primeira folha da petição, observado modelo constante do anexo I desta Resolução. (Incluído pela Resolução TRE-RJ nº 887/2014).

Art. 5°. As ocorrências verificadas durante o recebimento da petição serão certificadas no verso da primeira folha do documento, em carimbo próprio, em que constarão também o nome do responsável pelo recebimento, o horário do término da transmissão e o número de folhas recebidas.

Art. 5°. As ocorrências verificadas durante o recebimento da petição serão certificadas no verso da primeira folha do documento, em carimbo próprio, em que constarão também o nome do responsável pelo recebimento, a data e a hora da transmissão e o número de folhas recebidas. (Redação dada pela Resolução TRE-RJ nº 887/2014).

Parágrafo único. As petições incompletas ou ilegíveis não serão protocolizadas.

Parágrafo único. As petições, ainda que incompletas ou ilegíveis, serão protocolizadas e conclusas ao relator. (Redação dada pela Resolução TRE-RJ nº 714/2009)

Parágrafo único. As petições, ainda que incompletas ou ilegíveis, serão protocolizadas e conclusas à autoridade competente. (Redação dada pela Resolução TRE-RJ nº 887/2014).

Art. 6°. O envio de petição por fac-símile dispensará a apresentação dos originais.

Art. 7°. A Secretaria de Informática, mediante informação da Coordenadoria de Comunicações, manterá na página do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro o número das linhas telefônicas disponíveis para a utilização dos usuários.

Art. 7°. A Secretaria de Informática, mediante informação da Seção de Protocolo e Expedição, manterá na página do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro o número das linhas telefônicas disponíveis para a utilização dos usuários. (Redação dada pela Resolução TRE-RJ nº 887/2014).

Art. 8°. O uso inadequado dos procedimentos estabelecidos nesta Resolução, com a intenção de causar prejuízo ou lesão ao direito das partes ou ao serviço judiciário, implicará responsabilidade civil e criminal, além das sanções processuais cabíveis.

Art. 9°. A adequada remessa das mensagens e a tempestividade do peticionamento pelo sistema eletrônico de transmissão de dados e imagens serão de inteira responsabilidade do remetente, ficando obrigatoriamente a seu cargo, após o envio da mensagem, o contato telefônico com a  Coordenadoria de Comunicações para comprovar se o recebimento do documento foi realizado de forma legível e completa e para a respectiva anotação do número de protocolo.

Art. 9°. A adequada remessa das mensagens e a tempestividade do peticionamento pelo sistema eletrônico de transmissão de dados e imagens serão de inteira responsabilidade do remetente, ficando obrigatoriamente a seu cargo, após o envio da mensagem, o contato telefônico com a Seção de Protocolo e Expedição para comprovar se o recebimento do documento foi realizado de forma legível e completa e para a respectiva anotação do número de protocolo. (Redação dada pela Resolução TRE-RJ nº 887/2014).

Parágrafo único. Os riscos de não-obtenção de linha ou de conexão, ou de defeito de transmissão ou de recepção, correrão à conta do remetente e não escusarão o cumprimento dos prazos legais, cabendo ao interessado certificar-se da regularidade da recepção.

Art. 10°. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 11. Para fins de comprovação de transmissão de documentos, via fac-símile, pelas unidades do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, é válida a mensagem automatizada gerada pela ferramenta fax corporativo. (Incluído pela Resolução TRE-RJ nº 887/2014).

Sala de Sessões do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, 29 de junho de 2006

Desembargador MARLAN DE MORAES MARINHO
Presidente

Este texto não substitui o publicado no DOE-RJ - Parte III - Poder Judiciário - Seção II - Federal, de 04/07/2006, p. 1

FICHA NORMATIVA

Data de Assinatura: 29/06/2006

Ementa: Dispõe sobre a utilização do sistema de transmissão eletrônica de dados e imagens por fac-símile para a prática de atos processuais.

Situação: Não consta revogação.

Presidente do TRE-RJ: Desembargador MARLAN DE MORAES MARINHO

Data de publicação:  DOE-RJ - Parte III - Poder Judiciário - Seção II - Federal, de 04/07/2006, p. 1

Alteração: Consta alteração.

Resolução TRE-RJ nº 714/2009

Resolução TRE-RJ nº 887/2014

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.