Brasão

Tribunal Regional Eleitoral - RJ

Diretoria Geral

Secretaria de Administração

Coordenadoria de Gestão Documental, Informação e Memória

INSTRUÇÃO NORMATIVA DG TRE-RJ Nº 07, DE 13 DE AGOSTO DE 2020.

Regulamenta o procedimento de migração de documentos/processos administrativos em suporte papel para suporte digital e disponibilização no Sistema Eletrônico de Informações - SEI!.

A DIRETORA-GERAL DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO, no uso das atribuições legais e regulamentares, e

CONSIDERANDO o disposto na Resolução 1.001/2017que institui a Política de Segurança da Informação - PSI/TRE-RJ;

CONSIDERANDO o disposto nos artigos 19 e 22 do Ato GP nº 71/2018, que instituiu, no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro TRE-RJ, o Processo Administrativo Eletrônico, operacionalizado por intermédio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI);

CONSIDERANDO o disposto no artigo 15 e seguintes da Instrução Normativa DG nº 01/2018 sobre o Sistema Eletrônico de Informações SEI!; e

CONSIDERANDO as recomendações contidas na Resolução nº 31, de 2010, do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), bem como na Lei nº 12.682/2012, sobre digitalização de documentos;

RESOLVE:

Seção I

DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS

Art. 1º. O procedimento para migração de documentos e processos administrativos em suporte papel para formato digital, com vistas à disponibilização no SEI, no âmbito deste Tribunal, fica regulamentado por esta Instrução Normativa.

Art. 2º. A migração de documento/processo consiste no procedimento de transferência do documento em suporte físico para o ambiente digital, para continuidade de sua produção e tramitação através do SEI, com o respectivo encerramento de tramitação do documento/processo em meio físico.

Seção II

DO PROCEDIMENTO DE MIGRAC¸A~O

Art. 3º. No caso de pedido de migração de documentos/processos do SADP para o SEI, a Unidade solicitante deverá seguir o seguinte procedimento:

a) Criar no SEI o Processo "Documentação e Informação - Processo de solicitação de migração";
b) Gerar um documento através da opção "Incluir documento" (tipo de documento "DI - memorando - migração de documento ou processo") para solicitar a migração do documento/processo do SADP, contendo as seguintes informações:
b.1) número do protocolo/processo do SADP a ser migrado;
b.2) indicação das peças que serão marcadas na cópia digitalizada do documento ou processo a ser migrado (arquivo gerado em pdf), caso a unidade entenda necessário;
b.3) nome e nível de acesso tipo de processo SEI de destino do documento/processo a ser migrado.
b.4) nome do interessado (no caso de um contrato, o nome da Empresa);
b.5) no caso do processo com mais de 1 volume, informar a quantidade de volumes.
c) Enviar o processo de solicitação de migração para a SEPREX através da opção "Enviar Processo".

Parágrafo Único. Antes do envio do documento/processo físico à SEPREX, a unidade solicitante é responsável pela retirada de clipes, grampos, papéis adesivos ou de quaisquer outros  elementos que prejudiquem o manuseio do documento com vista à digitalização.

Art. 4º. A unidade solicitante deverá encaminhar o documento/processo físico a ser migrado para a SEPREX, efetuando o envio no SADP e munido da respectiva guia de tramitação.

Art. 5º. A SEPREX, ao receber o processo de solicitação de migração, efetuará no SEI o seguinte procedimento:

a) Abertura de processo no SEI, que receberá o mesmo número do protocolo SADP, efetuando a classificação e nível de acesso do processo conforme indicado pela unidade solicitante na alínea "b" do art. 3º, devendo revisar tais dados, quando incorretos, bem como solicitar tais dados à unidade solicitante, quando não fornecidos;
b) Lavrar o Termo de encerramento do trâmite físico do documento/processo que será incluído no documento/processo físico migrado (Anexo II);
c) Incluir no novo processo criado pela SEPREX, o arquivo em pdf do documento digitalizado através da tipologia "DI documento migrado do SADP";
d) Incluir Termo de migração de documento ou processo no Processo SEI que receberá o documento/processo migrado (Anexo I);
e) Envio do processo migrado com o número de protocolo do SADP para a unidade solicitante;
f) Enviar o documento/processo no SADP à Unidade Solicitante com o registro no campo "finalidade" da informação "Atendido conforme solicitação" e no campo "complemento", a informação "Tramitação física encerrada pela migração do documento para o SEI conforme solicitação através do processo SEI nº ...";
g) Devolver, fisicamente, o documento/processo para a Unidade solicitante, que deverá efetuar o arquivamento local, observando o respectivo prazo de guarda;
h) Encaminhar pelo SEI o processo de solicitação de migração à Unidade solicitante.

Art. 6º. A unidade solicitante, ao receber o processo de solicitação de migração, verifica se o procedimento foi feito corretamente e encerra o processo de migração no SEI.

Art. 7º. Deverá ser gerado um processo de solicitação de migração para cada documento/processo a ser migrado para o SEI.

Art. 8º. A SEPREX efetuará o envio pelo SEI do processo de solicitação de migração e do processo migrado, bem como devolverá os autos físicos do processo migrado à unidade solicitante.

Art. 9º. O procedimento de migração somente será executado após a unidade solicitante e a SEPREX estabelecerem um cronograma de entrega de documentos/processos a serem migrados, tendo em vista que enquanto for executada a migração o processo ficará impossibilitado de tramitar.

Seção III

DA PROTOCOLIZAÇÃO INDEVIDA NO SADP

Art. 10. A protocolização indevida de documento no SADP não é hipótese de migração para o sistema SEI, devendo a unidade, neste caso, efetuar o cancelamento do protocolo naquele sistema e criar neste o processo pretendido sob nova numeração automática. 

Seção IV

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 11. A SEPREX orientará quanto ao procedimento de migração de documentos e processos administrativos, a serem observados pelas unidades da sede, buscando padronizar e facilitar o uso do procedimento de acordo com as disposições estabelecidas nesta Instrução Normativa.

Art. 12. Os documentos e processos físicos que forem migrados deverão ser preservados pelas Unidades solicitantes, durante o prazo de guarda estabelecido na Tabela de Temporalidade, bem como respeitada a sua destinação final.

Art. 13. Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação.

ANEXO I

TERMO DE MIGRAÇÃO DE DOCUMENTO OU PROCESSO

Nesta data, nos termos do Memorando HIPERLINK , procedo à migração do processo protocolizado no SADP sob n.º ________, em suporte papel, para o Sistema SEI!, contendo os seguintes documentos digitalizados, com os quais o processo SEI se inicia:

DI - documento migrado do SADP HIPERLINK 

Informo ainda que foi realizada a conferência somente a partir da fl. _____ do vol ______. Os volumes e folhas anteriores foram previamente digitalizados pela Unidade solicitante. 

Cabe registrar que _________________________________________ [quaisquer irregularidades nos autos] 

[Cidade], ____ de _______ de _________

NOME DO SERVIDOR

Cargo

ANEXO II

TERMO DE ENCERRAMENTO DO TRÂMITE FÍSICO

Nesta data, encerro o trâmite físico do presente processo, em suporte papel, de folhas numeradas de n.º ____ à de n.º _________, correspondente a este termo, para dar continuidade no SEI com o mesmo número de protocolo do SADP, nos termos do Processo de Solicitação de Migração n.º __________________________.

Cabe registrar que ______________________________________________ [quaisquer irregularidades nos autos] 

[Cidade], ____ de _______ de _________

NOME DO SERVIDOR

Cargo

ADRIANA FREITAS BRANDAO CORREIA
Diretor(a)-Geral

Este texto não substitui o publicado no DJE TRE-RJ nº 182, de 13/08/2020, p. 8

FICHA NORMATIVA

Data de Assinatura: Não consta

Ementa: Regulamenta o procedimento de migração de documentos/processos administrativos em suporte papel para suporte digital e disponibilização no Sistema Eletrônico de Informações - SEI!.

Situação: Não consta revogação

Diretora-Geral: ADRIANA FREITAS BRANDAO CORREIA

Data de publicação: DJE TRE-RJ nº 182, de 13/08/2020, p. 8

Alteração: Não consta alteração

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.