Brasão

Tribunal Regional Eleitoral - RJ

Diretoria Geral

Secretaria de Administração

Coordenadoria de Gestão Documental, Informação e Memória

ATO GP TRE-RJ Nº 207, DE 31 DE JULHO DE 2020.

Estabelece critérios para classificação de projetos e regulamenta a designação de servidores para o exercício das funções comissionadas de Assistente V de Grandes Projetos I, II e III, vinculados à Diretoria-Geral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro.

O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais e regimentais, e

CONSIDERANDO a conceituação de projeto como um esforço planejado e temporário, com começo e término previamente definidos, realizado para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo e eliminar o diferencial de desempenho entre a situação atual e aquela que se pretende alcançar;

CONSIDERANDO que o alcance da estratégia institucional enseja o desenvolvimento de diversos projetos, os quais, em razão da limitação de recursos de toda espécie, devem ser organizados e estruturados com base em critérios bem estabelecidos;

CONSIDERANDO os termos da Resolução TRE-RJ nº 938/2015, que instituiu o Planejamento Estratégico do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro para o período 2016-2021, e o Plano Diretor da Estratégia PDE, que consigna as iniciativas a serem desenvolvidas bianualmente pelo TRE-RJ, visando impulsionar o desempenho estratégico institucional;

CONSIDERANDO que o desenvolvimento das iniciativas estratégicas previstas no Plano Diretor da Estratégia é de fundamental importância, tanto para uma gestão pública responsável e de qualidade, como para o fortalecimento da gestão do TRE-RJ;

CONSIDERANDO que a Resolução TRE-RJ nº 1.091/2019, que alterou a estrutura orgânica do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro e a lotação dos cargos em comissão e das funções comissionadas, criou funções comissionadas de Assistente V de Grandes Projetos vinculadas à Diretoria-Geral, reconhecendo por tal  qualificativo que os projetos que integram a carteira do Tribunal possuem características distintas e mutuamente exclusivas entre si;

CONSIDERANDO, por fim, que o parágrafo único do art. 2º da referida Resolução prevê critérios objetivos para identificação dos grandes projetos estabelecidos por Ato normativo da Presidência do Tribunal,

RESOLVE:

Art. 1º Consideram-se "Grandes Projetos", para fins de atribuição de responsabilidades aos ocupantes das funções de Assistente V de Grandes Projetos, criadas pela Resolução TRE-RJ nº 1.091/2019, todos os projetos estratégicos incluídos no Plano Diretor da Estratégia - PDE, assim como os aprovados para inclusão em versão do PDE ainda pendente de publicação.

§ 1º A responsabilidade pelo gerenciamento dos projetos estratégicos do portfólio do Tribunal será gradativamente assumida pelos Assistentes V de Grandes Projetos, cabendo à Diretoria-Geral, unidade à qual estão subordinadas as funções comissionadas, decidir quais projetos estratégicos serão gerenciados por cada um dos ocupantes, a partir da análise dos seguintes critérios, dentre outros:

I - Áreas afetadas pelos resultados da iniciativa - considera a quantidade de áreas (secretarias, DG, PR, VPCRE, EJE, Zonas Eleitorais, público interno e/ou externo) que serão impactadas pelos resultados esperados ou por alterações decorrentes da iniciativa estratégica;

II - Áreas envolvidas na execução da iniciativa - considera a quantidade de áreas (secretarias, DG, PR, VPCRE, EJE, Zonas Eleitorais) que serão envolvidas pelo gerente no decorrer da execução da iniciativa;

III - Orçamento - considera o impacto do projeto no orçamento anual destinado às iniciativas estratégicas previstas no PDE;

IV - Benefício de redução de custo - considera o potencial que o projeto tem de gerar benefício na redução dos custos de manutenção;

V - Prazo de implementação - considera o lapso temporal previsto para a conclusão da iniciativa estratégica;

VI - Aquisições de bens - considera se há necessidade de aquisições de bens para a execução da iniciativa estratégica, a complexidade de elaboração de estudos preliminares, especialmente caso se trate de bens nunca adquiridos ou não adquiridos recentemente, a quantidade e a complexidade das modalidades de licitação previstas;

VII - Contratações de serviços - considera se há necessidade de contratações de serviços para a execução da iniciativa estratégica, a complexidade de elaboração de estudos preliminares, especialmente caso se trate de serviço nunca contratado ou não contratado recentemente, a quantidade e a complexidade das modalidades de licitação previstas, se o objeto da contratação refere-se a serviços de engenharia, obras ou terceirização de postos de trabalho;

VIII - Objetivo Estratégico priorizado - considera a capacidade de a iniciativa estratégica impulsionar o alcance de metas definidas para determinado Objetivo Estratégico priorizado pela Administração.

§ 2º Cada um dos Assistentes V de Grandes Projetos gerenciará duas ou mais iniciativas cumulativamente, a depender da complexidade.

§ 3º Com vistas à tomada de decisão de que trata o §1º deste artigo, a Diretoria-Geral ouvirá o Responsável/Patrocinador dos projetos estratégicos selecionados.

§ 4º Os novos projetos que forem incluídos no PDE serão atribuídos à gerência de um dos servidores ocupantes da função de Assistente de Grandes Projetos.

Art. 2º As funções comissionadas de Assistente V de Grandes Projetos I, II e III serão ocupadas por servidores do quadro efetivo do TRE-RJ, que atuarão como gerentes com dedicação exclusiva e lotação na Diretoria-Geral.

§ 1º Competirá ao Diretor-Geral a escolha e a indicação à Presidência dos servidores que ocuparão as funções de Assistente de Grandes Projetos.

§ 2º Nas escolhas mencionadas no parágrafo anterior serão considerados a formação acadêmica, as competências técnicas, o perfil comportamental e a experiência dos servidores.

§ 3º Competirá aos Assistentes de Grandes Projetos a execução de todas as atividades inerentes ao ciclo de vida das iniciativas estratégicas sob sua responsabilidade, dentre elas, a implantação, a coordenação e o monitoramento da execução, o controle e a avaliação dos resultados, bem como, a verificação e a orientação de ações corretivas.

Art. 3º Os projetos estratégicos atrelados ao Plano Estratégico 2021-2026 serão priorizados de modo a permitir que todo o portfólio de projetos dos Planos Diretores da Estratégia - PDEs relacionados aos objetivos estratégicos do referido plano institucional sejam gerenciados pelos Assistentes de Grandes Projetos.

§ 1º Os projetos dos PDEs anteriores ao citado no caput serão, preferencialmente, atribuídos aos Assistentes nos termos do art. 1º.

§ 2º Os projetos dos PDEs anteriores que não forem atribuídos aos Assistentes V nos termos no art. 1º continuarão gerenciados por servidores do quadro escolhidos pelos respectivos Responsáveis/Patrocinadores.

§ 3º Até que o portfólio de projetos seja todo gerenciado pelos Assistentes de Grandes Projetos competirá a estes atuar em colaboração com a Seção de Desenvolvimento de Iniciativas Estratégicas SEDINE na orientação aos gerentes dos demais projetos estratégicos.

Art. 4º Os gerentes que ocuparem as funções de Assistente V de Grandes Projetos I, II e III serão avaliados especificamente quanto ao desempenho da função a cada 6 (seis) meses.

§ 1º Compete à SEDINE elaborar relatório do desempenho dos Assistentes V de Grandes Projetos I, II e III, considerando as entregas previstas, o cronograma e a documentação de gerenciamento dos projetos sob sua responsabilidade.

§ 2º O relatório mencionado no parágrafo anterior será submetido à análise da Diretoria-Geral.

Art. 5º Este Ato entra em vigor na data de sua publicação.

Desembargador CLÁUDIO BRANDÃO DE OLIVEIRA

Presidente do TRE-RJ

Este texto não substitui o publicado no DJE TRE-RJ nº 172, de 31/07/2020, p. 2

FICHA NORMATIVA

Data de Assinatura: 30/07/2020

Ementa: Estabelece critérios para classificação de projetos e regulamenta a designação de servidores para o exercício das funções comissionadas de Assistente V de Grandes Projetos I, II e III, vinculados à Diretoria-Geral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro.

Situação: Não consta revogação

Presidente: Desembargador CLÁUDIO BRANDÃO DE OLIVEIRA

Data de publicação: DJE TRE-RJ nº 172, de 31/07/2020, p. 2

Alteração: Não consta alteração

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.