Brasão

Tribunal Regional Eleitoral - RJ

Diretoria Geral

Secretaria de Administração

Coordenadoria de Gestão Documental, Informação e Memória

ATO GP TRE-RJ Nº 253, DE 13 DE AGOSTO DE 2018.

Dispõe sobre a prestação de serviço extraordinário dos servidores do TRE/RJ nas Eleições 2018.

O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

CONSIDERANDO a necessidade de regulamentação da prestação de serviço extraordinário no âmbito deste Tribunal em face do estabelecido no Calendário Eleitoral, Resolução TSE nº 23.555/2017, que determina a realização de plantão pela Secretaria dos Tribunais Eleitorais;

CONSIDERANDO o disposto nos incisos XV e XVI do art. 7º c/c o § 3º do art. 39 da Constituição Federal, nos artigos 73 e 74 da Lei 8.112/90, de 11 de dezembro de 1990, no art. 1º, § 1º da Resolução CNJ nº 88/09;

CONSIDERANDO a Resolução TSE nº 22.901, de 12 de agosto de 2008, que dispõe sobre a prestação de serviço extraordinário no âmbito da Justiça Eleitoral; e

CONSIDERANDO a necessidade deste Tribunal em se adequar aos limites orçamentários para o pagamento de horas extras referentes às Eleições vindouras,

R E S O L V E:

Art. 1º O serviço extraordinário realizado pelos servidores que participarão das atividades relacionadas ao pleito vindouro, nas Unidades desta Justiça Eleitoral, obedecerá aos critérios e limites estabelecidos neste Ato.

Art. 2º Considera-se serviço extraordinário o que exceder à jornada de trabalho regular do servidor. 

Parágrafo único. Os servidores autorizados a trabalhar mais de 7 (sete) horas deverão observar, obrigatoriamente, o repouso para alimentação e descanso de 1(uma) hora intrajornada.

Art. 3º As Unidades da Sede deste Tribunal, previamente autorizadas, funcionarão aos sábados, domingos e feriados, em regime de plantão, por até 5 (cinco) horas por dia, das 14hs às 19hs, a partir de 15 de agosto e até 19 de dezembro de 2018, nos termos e limites consignados em Portaria da Presidência a ser baixada mensalmente, até o último dia útil anterior ao início da prestação do serviço extraordinário.

§1º Havendo necessidade de funcionamento das Unidades da Sede em horário diferenciado, os titulares poderão estabelecer turnos, desde que a jornada individual não ultrapasse a autorizada, limitada às 22 horas, observando-se, quando necessário, o horário consignado no caput deste artigo.

§2º Os limites dos dias 06, 07, 27 e 28 de outubro do corrente ano serão estabelecidos em Portarias específicas da Presidência.

Art. 4º As Zonas Eleitorais que tenham como atribuição a fiscalização da propaganda eleitoral poderão realizar serviço extraordinário aos sábados, domingos e feriados, em regime de plantão, por até 5 (cinco) horas por dia, a partir de 15 de agosto, até 7 de outubro de 2018, ou, em caso de 2º turno, até 28 de outubro, nos termos e limites consignados no Anexo deste Ato.

Art. 5º O serviço extraordinário prestado aos sábados, domingos e feriados será convertido em pecúnia, até o limite da dotação orçamentária disponibilizada para este Tribunal, podendo o servidor optar por convertê-lo em banco de horas, no prazo e forma definidos pela Secretaria de Gestão de Pessoas, por meio de Aviso na Intranet.

§1º O serviço extraordinário realizado será retribuído, aos servidores requisitados e cedidos não exercentes de função comissionada e não ocupantes de cargo em comissão, no patamar de 100% (cem por cento).

§2° Para os demais servidores, não mencionados no parágrafo anterior, o serviço extraordinário realizado será pago, mensalmente, na seguinte proporção:

I 40% (quarenta por cento) para os servidores efetivos, removidos e em lotação provisória não exercentes de função comissionada e não ocupantes de cargo em comissão; e

II 20% (vinte por cento) para os exercentes de função comissionada e ocupantes de cargo em comissão. 

§3° No mês de dezembro de 2018, após a aplicação dos percentuais mencionados nos parágrafos anteriores, havendo dotação orçamentária remanescente, o serviço extraordinário realizado será retribuído em pecúnia, mantendo-se a proporção de 2 para 1 entre as porcentagens pagas aos servidores mencionados nos incisos I e II, respectivamente.

§4º O serviço extraordinário realizado que, por ausência de dotação orçamentária, não venha a ser retribuído em pecúnia, será convertido em horas a compensar.

Art. 6º As Unidades da Sede e as Zonas Eleitorais que tenham como atribuição a fiscalização da propaganda eleitoral, definirão, conforme a necessidade do serviço e a critério dos respectivos gestores e juízes eleitorais, o quantitativo de servidores que deverão trabalhar aos sábados, domingos e feriados, observados os limites mensais estabelecidos neste Ato.

Art. 7º Todas as Zonas Eleitorais ficam autorizadas a realizar até 2 (duas) horas de serviço extraordinário, em dias úteis, no período de 15 de agosto a 5 de outubro, ou, em caso de 2º turno, até 26 de outubro, a ser convertido em banco de horas.

Art. 8º A realização de serviço extraordinário, em dias úteis, pelas Unidades da Sede, será autorizada nos termos e limites consignados em Portaria da Presidência a ser baixada mensalmente.

Art. 9º Somente poderão prestar serviço extraordinário os servidores com suas situações funcionais devidamente regularizadas perante a Secretaria de Gestão de Pessoas.

Art. 10º. Os servidores que trabalham em escala de plantão não farão jus ao pagamento do serviço extraordinário.

Art. 11. A remuneração do serviço extraordinário somente ocorrerá mediante o registro do ponto com identificação biométrica.

Art. 12. Nos dias em que for computado serviço extraordinário não poderá ser feita alteração de ponto, sendo considerado apenas o horário marcado no ponto biométrico, ressalvadas as hipóteses de impossibilidade técnica, queda de energia, realização de serviço externo ou deslocamento por necessidade do serviço. 

Art. 13. O disposto nos artigos 11 e 12 aplica-se a todos os servidores, inclusive os ocupantes de cargos em comissão em regime de serviço extraordinário, os quais deverão realizar marcação no sistema de registro biométrico todos os dias para o cômputo da jornada mensal.

Parágrafo único. O saldo negativo de horas da jornada regular de trabalho será descontado do total de horas extras trabalhadas, de modo a complementar a jornada mensal.

Art. 14. Caberá à Secretaria de Gestão de Pessoas expedir avisos com as orientações que se fizerem necessárias para a correta aplicação deste Ato.

Art. 15. Este Ato entra em vigor na data de sua publicação.

Desembargador CARLOS EDUARDO DA FONSECA PASSOS

Presidente do TRE-RJ

Ato GP nº 253/2018 - ANEXO

ZONAS ELEITORAIS RESPONSÁVEIS PELA FISCALIZAÇÃO DA PROPAGANDA ELEITORAL

Plantão aos Sábados, Domingos e Feriados

De 15/08/18 a 05/10/18:

Permanência de até 30% dos servidores que integram a respectiva lotação, trabalhando 5 horas, no máximo, garantido o mínimo de 2 servidores, caso haja necessidade de serviço e observando-se o repouso semanal remunerado.

Dia 06/10/18:

Permanência de até 100% dos servidores que integram a respectiva lotação, trabalhando 7 horas, no máximo;

Dia 07/10/18:

Permanência de até 100% dos servidores que integram a respectiva lotação, trabalhando 14 horas, no máximo.

Caso haja votação em segundo turno:

De 08/10/18 a 26/10/18:

Permanência de até 30% dos servidores que integram a respectiva lotação, trabalhando 5 horas, no máximo, garantido o mínimo de 2 servidores, caso haja necessidade de serviço e observando-se o repouso semanal remunerado.

Dia 27/10/18:

Permanência de até 100% dos servidores que integram a respectiva lotação, trabalhando 7 horas, no máximo;

Dia 28/10/18:

Permanência de até 100% dos servidores que integram a respectiva lotação, trabalhando 14 horas, no máximo.

Este texto não substitui o publicado no DJE TRE-RJ nº 177, de 14/08/2018, p. 3

FICHA NORMATIVA

Data de Assinatura: 13/08/2018

Ementa: Dispõe sobre a prestação de serviço extraordinário dos servidores do TRE/RJ nas Eleições 2018.

Situação: Não consta revogação.

PRESIDENTE DO TRE-RJ: Desembargador CARLOS EDUARDO DA FONSECA PASSOS

Data de publicação: DJE TRE-RJ nº 177, de 14/08/2018, p. 3

Alteração: Não consta alteração.

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.