Brasão

Tribunal Regional Eleitoral - RJ

Diretoria Geral

Secretaria de Administração

Coordenadoria de Gestão Documental, Informação e Memória

ATO GP TRE-RJ Nº 1.074, DE 27 DE SETEMBRO DE 2001.

(Revogada pela ATO GP TRE-RJ Nº 147, DE 22 DE MARÇO DE 2016.)

Dispõe sobre as regras da licença para tratamento de saúde dos servidores.

O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

RESOLVE:

Art. 1° A licença para tratamento de saúde será concedida ao servidor a pedido ou de oficio sempre que for acometido de qualquer doença ou acidente, que o impossibilite de exercer suas atribuições.

Art. 2 A licença para tratamento da saúde será considerada como efetivo exercicio, até o limite de 24 (vinte e quatro) meses, cumulativos, ao longo do tempo de serviço público prestado à União em cargo de provimento efetivo; após, considerar-se-á apenas para aposentadoria e disponibilidade.

Art. 3º - Expirado o período da licença, o servidor será submetido à nova inspeção médica que concluirá pelo retorno ao serviço, prorrogação da licença ou pela aposentadoria.

Art. 4° - A licença médica que preceder à aposentadoria por invalidez, não excederá a 24 (vinte e quatro) meses.

Art. 5° - O servidor que durante o mesmo exercício atingir o limite de 30 (trinta) dias de licença para tratamento de saúde, consecutivos ou não, para concessão de nova licença, independentemente do prazo de sua duração, será submetido à inspeção por Junta Médica Oficial.

Parágrafo único -A licença concedida no prazo de 60 (sessenta) dias, a partir do término da anterior, será considerada como prorrogação.

Art 6° - O período da licença será sempre fixado em dias.

Art. 7° - O servidor, ou pessoa por ele designada, deverá comunicar o início do afastamento por motivo de doença ou acidente ao Serviço de Assistência Médico-Social - SAMES, no prazo máximo de 3 (três) dias úteis, podendo esta comunicação ocorrer via telefone, fax ou telegrama.

§1° - É facultado ao SAMES solicitar laudo do médico responsável atestando o problema de saúde do servidor.

§2° - A licença médica somente será concedida com a homologação do laudo ou atestado, a qual ficará condicionada à realização de perícia médica em data a ser agendada pelo SAMES.

Art. 8º- O prazo para protocolar o requerimento de licença médica é de 10 (dez) dias úteis e não dispensa a comunicação prevista no caput do artigo anterior.

Art. 9°- Será submetido à inspeção médica o servidor que, no curso da licença, se julgue em condições de retornar à atividade.

Art. 10- Nas licenças médicas de até 5(cinco) dias, após a homologação do atestado ou laudo médico pericial pelo SAMES, a SERH providenciará a publicação da concessão e efetuará as anotações cabíveis.

Parágrafo único - As licenças médicas concedidas por prazo superior ao do caput deverão ser submetidas à Diretoria-Geral.

Art. 11-A licença médica ao servidor requisitado será concedida, em princípio, pelo órgão de origem, devendo o competente atestado médico ou laudo médico-pericial, em original ou cópia autenticada, ser encaminhado ao Serviço de Assistência Médica, através da Seção de Protocolo, no prazo de 10 (dez) dias, para anotações e controle, com posterior encaminhamento à Secretaria de Recursos Humanos.

$ 1° - Na hipótese do servidor ser requisitado de outro estado ou oriundo de município de região metropolitana diversa de sua lotação, a licença médica, por prazo não superior a 30 (trinta) dias, poderá ser concedida pelo Serviço de Assistência Médica do Tribunal; por prazo superior, somente após autorização escrita do órgão de origem.

$ 2º - O SAMES não avaliará os fundamentos da licença concedida pelo órgão de origem do servidor, salvo evidente razão médica.

Art. 12 - A data do início, de qualquer afastamento em licença para tratamento da saúde será a indicada no laudo médico pericial.

Art. 13- Inexistindo médico do TRE na localidade onde se encontre o servidor, será aceito atestado passado por médico particular, que somente terá validade mediante posterior homologação pelo SAMES.

Art. 14 -O Serviço de Assistência Médico-Social - SAMES apreciará os pedidos de concessão de licença médica para acompanhar pessoa da família a que se refere o Art. 81, inciso "I" da Lei 8112/90.

Art. 15- É de responsabilidade exclusiva do interessado acompanhar o andamento do processo de concessão de licença-médica.

Art. 16- Os processos que dependerem de informações médicas complementares serão imediatamente diligenciados e permanecerão no SAMES até 30 (trinta) dias, a contar da ciência do requerente. O não cumprimento das diligências no prazo estabelecido acarretará arquivamento dos mesmos, sem apreciação do pedido.

Art. 17- Sempre que necessária, a inspeção médica será realizada na residência do servidor ou no estabelecimento hospitalar onde se encontre internado, desde que caracterizada impossibilidade absoluta de locomoção.

Art. 18- O SAMES anotará nos prontuários dos servidores os afastamentos em licença médica, para os fins previstos no art. 102, VIII, b, e art. 103, VII, ambos da Lei nº 8112/90.

Art. 19-Os casos omissos serão submetidos à Diretoria Geral.

Art. 20 - Este ato entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Desembargador LUIZ CARLOS SALLES GUIMARÄES
Presidente

Este texto não substitui o publicado no DOE-RJ, Parte III, de 02/10/2001, p.1

FICHA NORMATIVA

Ementa: Dispõe sobre as regras da licença para tratamento de saúde dos servidores.

Situação: Revogado.

Ato GP TRE-RJ nº 147/2016

Presidente do TRE-RJ: Desembargador LUIZ CARLOS SALLES GUIMARÃES

Data de publicação:   DOE-RJ, Parte III, de 02/10/2001, p.1

Alteração: Não consta alteração.

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.