EXPOSIÇÃO ELEIÇÕES 1989

 

CICLO ELEITORAL 1989 EM NOTÍCIAS, NÚMEROS E IMAGENS



Logo

 

Eleições 1989. Fonte: Memória Globo.



🗓️ DATA

Foi a primeira eleição presidencial após a promulgação da Constituição Federal de 1988, disputada em dois turnos, que ocorreram em 15 de novembro e em 17 de dezembro de 1989. Após 29 anos desde a última eleição direta, os brasileiros reconquistaram o direito de votar para eleger o novo Presidente da República.

Na mesma data, os brasileiros também escolheriam o prefeito, o vice-prefeito e os vereadores nos municípios criados até 15 de junho de 1989. Além dos 66 municípios já existentes, anteriormente, foram criados em 1989 quatro novos municípios: Paty do Alferes, São José do Vale do Rio Preto, Itatiaia e Quissamã.

⚙️ ESTRUTURA

O Estado do Rio de Janeiro contava com 70 municípios, 117 zonas eleitorais e 8.196.547 eleitores aptos.

🗳️ A ELEIÇÃO PRESIDENCIAL DE 1989 E O CONTEXTO SULAMERICANO

A eleição de 1989, além de ter sido realizada em dois turnos, ao contrário das anteriores, caracterizou-se, no primeiro turno, pela disputa entre grande número de candidatos (22), exclusivamente civis, desvinculada de eleições para o Senado Federal, a Câmara dos Deputados, os governos estaduais e as assembleias legislativas.

Collor e Lula em debate. Fonte: Aventuras na História.

Os dois candidatos com maior número de votos no 1º turno foram Fernando Collor e Lula. No 2º turno, Collor venceu com 53,03% dos votos (35.090.206 votos) contra 46,97% de Lula (31.075.803 votos).

 

 

📣 A CANDIDATURA DE SILVIO SANTOS

A menos de um mês da realização do primeiro turno da eleição presidencial de 1989, setores do PFL planejaram lançar a candidatura do empresário Silvio Santos, filiado à legenda desde 1988, por outra agremiação: o Partido Municipalista Brasileiro (PMB), cujo candidato, Armando Correia, dispunha-se a renunciar.

Efetivada a desistência da chapa original, Marcondes Gadelha, senador pela Paraíba, passou a integrar a nova chapa do PMB como candidato a Vice-Presidente da República.

Embora o registro provisório do PMB tivesse sido deferido em 14 de outubro de 1987, o partido deveria, em um ano, atender às exigências legais para a obtenção do registro definitivo. Esse prazo foi prorrogado por mais doze meses por força do art. 6º, parágrafo único, da Lei nº 7.664/1988, encerrando-se em 15 de outubro de 1989.

Após o encerramento do prazo da Lei nº 7.664/1988, o PMB solicitou o registro definitivo sem, contudo, cumprir as exigências da Lei nº 5.682/1971 (Lei Orgânica dos Partidos Políticos).

A Procuradoria-Geral Eleitoral embasou seu parecer na inviabilidade da candidatura Silvio Santos–Marcondes Gadelha, com fulcro no art. 1º, II, d, da Lei Complementar nº 5/1970, que estabelecia serem inelegíveis os candidatos a Presidente e Vice-Presidente da República que tivessem exercido, nos seis meses anteriores ao pleito, cargo ou função de direção, administração ou representação em empresas concessionárias ou permissionárias de serviço público ou sujeitas a seu controle.

O Tribunal Superior Eleitoral declarou, incidentalmente no processo de registro de candidatura (RCPR nº 31 de 09/11/89), extintos os efeitos do registro provisório do PMB, o que constituiu impedimento à candidatura pretendida, dado que a caducidade do registro provisório acarretava a incapacidade jurídica eleitoral do partido para indicar candidatos.

Candidatura de Silvio Santos. Fonte: Folha-UOL.

👶🧒🧑🧓 A POPULAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Na estimativa da população residente, em 01/07/1989 feita pelo IBGE, o Estado do Rio de Janeiro contava com um total de 13.879.842 pessoas.

(Tabela contendo a divisão da população por município disponível aqui).

 

BrasilO BRASIL EM 1989

(Clique na imagem para acessar as informações)

  

1

Cédula NCz$50

Varig 254

3

2

Palmas

 

1 - O Cruzado Novo. Fonte: Memorial da Democracia.

2 - Palmas. Fonte: Governo do Tocantins.

3 - Voo Varig 254. Fonte: Brasil Norte Comunicação.

4 - O voo Varig 254. Fonte: UOL.

Varig 254

                                    

4

 

 

         

🌎O MUNDO EM 1989

A queda do Muro de Berlim

Na Europa, um dos  símbolos da Guerra Fria seria visto pela última vez. O muro que dividiu a capital alemã, Berlim, em ocidental e oriental e que separou a população por 28 anos começou a ser derrubado na noite de 9 de novembro de 1989.

A queda desse muro foi um dos capítulos que marcaram a decadência do bloco socialista que existia no leste europeu e deu início a um processo político que resultou na reunificação da Alemanha, em 1990.

O fim da Guerra Fria

Em 3 de dezembro de 1989, durante uma reunião na Ilha de Malta entre o presidente dos Estados Unidos, George Bush, e o líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev, foi declarado oficialmente o fim da Guerra Fria.

A negociação resultou da política de paz e distensão de Gorbachev com os Estados Unidos e seus aliados, cujo objetivo era ampliar a área de atuação econômica de seu país, devido à estagnação em que se encontrava a União Soviética. Os termos russos Glasnost (transparência) e Perestroika (reestruturação) tornaram-se conhecidos em todo o mundo, dentro do objetivo de Gorbachev de transformar as arcaicas estruturas burocráticas soviéticas.

O massacre na Praça da Paz Celestial

Em 4 de junho de 1989, a China encerrou de forma brutal o protesto em massa por liberdade e democracia na Praça da Paz Celestial (Tiananmen). A violência militar resultou em centenas de mortos e milhares de feridos.

Os tanques cercaram a praça, em Pequim, e meia hora mais tarde, iniciaram-se as brutalidades. Cerca de 40 mil soldados haviam sido chamados do norte do país, depois que o batalhão da capital havia se negado a acabar com a manifestação pacífica por liberdade e democracia, iniciada seis semanas antes.

Os tanques invadiram a praça, atropelaram os manifestantes e atiraram para todo lado, promovendo um verdadeiro banho de sangue. Até hoje, não se sabe o número exato de mortos, incluindo estudantes que tentavam ajudar os feridos.

O avião derrubado por Pablo Escobar

Em 27 de novembro de 1989, o voo 203 da Avianca perdeu contato com a torre de controle após cinco minutos da decolagem do aeroporto El Dorado, em Bogotá, rumo a Cali.

As investigações demonstraram que o suposto acidente aéreo causado por alguma falha técnica, na realidade, era um ato de narcoterrorismo, sem precedentes. Não houve sobreviventes. A bomba plantada pelo cartel de Medellín havia deixado 107 mortos.

Descobriu-se que o atentado havia sido arquitetado por Pablo Escobar e outros mafiosos, que acreditavam que o candidato à Presidência César Augusto Gaviria Trujillo estaria nesse voo, mas ele havia embarcado em um avião particular.

🖊️ CARGOS DISPUTADOS

Eleitoras e eleitores foram às urnas para escolher os representantes políticos para Presidente e Vice-Presidente da República.


💼PARTIDOS POLÍTICOS PARTICIPANTES


📜LEGISLAÇÃO FEDERAL E NOVIDADES LEGISLATIVAS EM 1989

As Eleições 1989 foram regidas pelo Código Eleitoral - Lei nº 4.737, de 15 de julho de 1965.

Como lei específica para as Eleições, foi publicada a Lei nº 7.773, de 8 de julho de 1989, que dispõe sobre a eleição para Presidente e Vice-Presidente da República.

Também houve publicação das seguintes normas:

Em 1989, depois de quase 30 anos sem votar para Presidente da República, a população brasileira se viu diante de 22 candidatos ao mais alto posto do Executivo e de políticos que, antes juntos, na campanha pelas Diretas, como Ulysses Guimarães e Leonel Brizola, agora estavam em campos opostos.

O ponto alto das campanhas eram os debates, já que ainda não havia a presença de marqueteiros e das mídias sociais.


🧑‍⚖️ RESOLUÇÕES DO TRE/RJ E TSE - ELEIÇÕES 1989

  

📝ETAPAS DAS ELEIÇÕES 1989

Em 1989, o fechamento do cadastro eleitoral ocorreu em 6 de agosto para requerer alistamento eleitoral, transferência ou revisão (dados cadastrais, locais de votação e regularização de inscrição cancelada).

 

 

 

 

Fechamento do cadastro. Fonte: Flaticon.

O mesário desempenha um papel fundamental para a realização das eleições. São cidadãs e cidadãos que trabalham na mesa receptora de votos quando da realização de uma eleição. Atuam tanto no primeiro como no segundo turno.

Algumas datas importantes em 1989 foram:

  • 5 de outubro - último dia para a publicação de edital de convocação e nomeação dos mesários para o 1º turno de votação e para o 2º, se for o caso;
  • 7 de outubro - último dia para os partidos políticos reclamarem da nomeação de membros da mesa receptora;
  • 10 de outubro - último dia para os membros das mesas receptoras recusarem a nomeação.
Mesário. Fonte: Justiça Eleitoral.

Nas Eleições 1989, o dia 7 de agosto foi o prazo final para a realização das convenções municipais destinadas à escolha de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nos municípios criados até 15 de junho de 1989.

17 de agosto foi o último dia, até as 18 horas, para apresentação, nos cartórios eleitorais, do requerimento de registro dos candidatos (Lei nº 7.773/1989, art. 9º).

Todos os pedidos de registro de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores, inclusive os impugnados, deveriam estar julgados pelo juiz eleitoral e publicadas as respectivas decisões em 6 de setembro; em 27 do mesmo mês, os recursos ao TRE-RJ deveriam estar julgados e publicados os respectivos acórdãos; e em 16 de outubro, os recursos ao TSE já deveriam ter sido julgados e publicados os respectivos acórdãos.

Registro de candidaturas. Fonte: Freepik.

Em 15 de setembro de 1989, teve início o período de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, conforme o art. 16 da Lei nº 7.773/1989. O término ocorreu no dia 12 de novembro, conforme o mesmo artigo.

Propaganda eleitoral. Fonte: TSE.

Após o encerramento da votação, a mesa receptora emite e divulga os boletins de urna que são confirmados e enviados pela Junta Eleitoral constituída em cada zona eleitoral. Os boletins de urna somados darão o resultado geral da eleição naquela zona, município, estado ou em todo o país.

O comparecimento às urnas no nosso Estado, considerando-se o total do eleitorado apto (8.196.547 eleitores) foi de 91,32%, um total de 7.485.080 eleitores, com uma abstenção de 8,68%, equivalente a 711.467 eleitores. O total de votos brancos foi 65.388 e o de votos nulos, 249.878.

 

Apuração. Fonte: Freepik.

A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. A diplomação é a última etapa do processo eleitoral, já que o passo seguinte, a posse dos políticos, é atribuição do Legislativo.

Diplomação. Fonte: Stockfresh.

Os candidatos e partidos políticos devem prestar contas à Justiça Eleitoral de toda a movimentação de campanha, conforme a esfera de competência - nacional, estadual ou municipal, no prazo e na forma previstos na Resolução que regulamenta a prestação de contas eleitoral.

Prestação de contas. Fonte: TSE.

📋RESULTADOS DAS ELEIÇÕES 1989

Cédula eleitoral - Eleições 1989 - 2º turno. Fonte: TSE
ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.