O voo Varig 254
O voo Varig 254 partiu de São Paulo com destino a Belém, no Pará, em 3 de setembro de 1989, mas não conseguiu chegar ao seu destino. Após horas voando, o avião ficou sem combustível e teve de fazer um pouso forçado à noite no meio da floresta amazônica.
Das 54 pessoas a bordo, 12 passageiros morreram em decorrência da queda e 17 ficaram gravemente feridos. Entre os fatores que causaram a queda, o que mais chama a atenção foi o erro de interpretação da rota a ser seguida, por causa de uma vírgula.
A Varig havia começado a disponibilizar planos de voo computadorizados meses antes do acidente. Esses planos continham todas as informações para realizar o voo, como frequências de rádio das torres dos aeroportos, de controladores de voo, pontos de referência para a navegação e a rota, que é descrita em graus, como na bússola.
Até aquela época, utilizavam-se apenas três dígitos para inserir a orientação do rumo em relação à bússola que o avião deveria seguir. Com os novos planos, esse campo passou a contar com uma casa decimal, ficando com quatro dígitos ao todo.
Foi nesse momento em que houve uma confusão na hora de interpretar e programar os instrumentos do avião. No plano de voo, constava que a direção a ser voada era “0270”, o que significa que o avião deveria voar na rota 027,0°, e não 0270°, como a que foi programada. Em vez de se dirigirem ao norte, rumo a Belém, acabaram indo para o oeste.
Créditos das imagens:
(1) O voo Varig 254. Fonte: Uol.
(2) Voo Varig 254. Fonte: Brasil Norte Comunicação.