Apresentação

Com o intuito de assegurar ainda mais transparência e segurança ao processo de votação, foi instituída, em todos os Tribunais Regionais Eleitorais, a partir das Eleições de 2002, a Auditoria de Verificação do Funcionamento das Urnas Eletrônicas por meio de Votação Paralela, uma auditoria simples e de fácil compreensão, com a utilização de sistemas informatizados, que consiste em testar e demonstrar para todas as pessoas, mesmo aquelas sem conhecimentos específicos na área de tecnologia da informação, a correta captação e contabilização dos votos pela urna eletrônica.

Atualmente, a Justiça Eleitoral realiza diversos procedimentos de fiscalização e auditoria de todo o sistema eletrônico de votação. Dentre eles, o Teste de Integridade, composto pela Auditoria para Verificação do Funcionamento das Urnas Eletrônicas sob Condições Normais de Uso, antiga Votação Paralela, e a Auditoria para Verificação da Autenticidade e Integridade dos Sistemas, introduzida a partir das Eleições de 2018.

Em 2021, sob recomendação do Tribunal Superior Eleitoral, as Eleições Suplementares também passaram por esses Testes de Integridade.

Essa verificação aconteceu no mesmo dia e horário das eleições suplementares, nas Urnas Eletrônicas escolhidas mediante sorteio realizado no dia anterior ao pleito, em cerimônia solene, no Plenário da Sede do TRE-RJ.

Tanto a cerimônia do sorteio das Urnas Eletrônicas como a realização dos Testes de Integridade são eventos públicos que contam com a presença de representantes dos Partidos Políticos, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil, de Órgãos de Observação Internacional, de candidatos, da imprensa, além de ser franqueada a participação da sociedade de forma geral.

Duas Urnas Eletrônicas de cada município onde ocorreram Eleições Suplementares, já preparadas para a votação oficial, foram sorteadas, sendo, a primeira para ser submetida à verificação de funcionamento sob condições normais de uso, em ambiente controlado, cuja auditoria foi realizada por uma Comissão e equipe de apoio compostas por servidores (as) da Justiça Eleitoral, previamente designados pelo Presidente do TRE-RJ, presidida por um Juiz de Direito, e por equipe de apoio composta também por servidores (as).

Os procedimentos inerentes a esta auditoria foram realizados no segundo andar do prédio da sede do TRE-RJ, localizado na Av Presidente Wilson, 198, Centro, Rio de Janeiro.

A outra Urna Eletrônica foi submetida à Verificação da Autenticidade e Integridade dos Sistemas, realizada no próprio local de votação, pelo respectivo juiz Eleitoral do município que realizou o pleito suplementar.

Para a realização da Auditoria de Verificação do Funcionamento das Urnas Eletrônicas sob Condições Normais de Uso, cédulas de papel foram previamente preenchidas com números de candidatos concorrentes ao pleito, e depositadas em uma urna. No dia e hora da votação oficial, os servidores que integraram a equipe de apoio à Comissão digitaram esses votos, tanto na Urna Eletrônica sorteada, quanto em um sistema de informática específico, que computou os votos consignados em paralelo.

O objetivo deste teste foi comprovar a coincidência entre os resultados obtidos nos boletins de urna, emitidos pelas Urnas Eletrônicas, e os obtidos nos relatórios gerados pelo sistema informatizado de apoio à auditoria de votação eletrônica, conforme as cédulas e o registro digital dos votos apurados.

Todas as etapas da Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas em Condições Normais de Uso, nas Eleições Suplementares, foram filmadas por empresa contratada pelo TRE-RJ, para registro e transmissão, em tempo real, por monitores disponíveis na Sede do Tribunal e pelas Redes Sociais do TRE-RJ.

Editais - Silva Jardim e Santa Maria Madalena

Editais - Carapebus

ATAS - Auditorias de Silva Jardim e Santa Maria Madalena

ATAS - Auditoria de Carapebus

Vídeo da Auditoria da Votação Eletrônica (Teste de Integridade) realizada nas eleições suplementares de Santa Maria Madalena e Silva Jardim

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.